Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informes > Acre adere ao Sinaflor
Início do conteúdo da página

Acre adere ao Sinaflor

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2017, 17h00 | Última atualização em Sexta, 05 de Outubro de 2018, 15h46
Workshop sobre o Sinaflor organizado pelo Ibama em parceria com Imac, Sema/AC e Fieac
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (31/03/2017) – O Governo do Acre iniciou na última terça-feira (28/03) a implantação do Sistema Nacional de Controle da Origem de Produtos Florestais (Sinaflor) no estado, que acontecerá em três etapas: capacitação para os técnicos, em 28 e 29 de março; capacitação para os empresários, em 31 de março; e realização de um programa-piloto, de 4 a 13 de abril.

A capacitação para servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), responsáveis pela gestão do sistema, é conduzida pelo Ibama.

O Acre foi o terceiro estado brasileiro a adotar a plataforma, que agiliza a certificação dos Planos de Manejo Florestal Sustentável e dá mais segurança à transferência de créditos de madeira ao sistema do Documento de Origem Florestal (DOF).

“A implantação do Sinaflor moderniza o trabalho de gestão florestal, do ponto de vista do controle mais efetivo do acesso aos produtos florestais, sejam eles madeireiros ou não”, disse o titular da Sema, Edegard de Deus. Segundo o analista ambiental do Ibama Paulo Vinícius Marinho a melhoria da gestão florestal e a legalização das atividades e produtos favorecem a redução do desmatamento ilegal.

Para o diretor-presidente do Imac, o uso do sistema resulta em ganhos de tempo, eficiência e controle da origem e destino dos produtos florestais. “Vamos integrar a base do Cadastro Ambiental Rural com o Sinaflor, viabilizando um maior acompanhamento da dinâmica de desmatamento, refletindo na redução dessa prática ilegal”, disse.

 

Com informações do Governo do Acre.
Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

registrado em:
Fim do conteúdo da página