Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informes > Notas > Consulta Pública sobre norma que atualiza regulamentação do controle de Atividades Potencialmente Poluidoras
Início do conteúdo da página

Consulta Pública sobre norma que atualiza regulamentação do controle de Atividades Potencialmente Poluidoras

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 16h49 | Última atualização em Segunda, 15 de Outubro de 2018, 11h15

Brasília (24/11/2017) - Está disponível para consulta pública no site do Ibama a proposta de Instrução Normativa (IN) que atualiza a regulamentação sobre controle ambiental de atividades potencialmente poluidoras com uso de substâncias sujeitas a controle e eliminação em conformidade com o Protocolo de Montreal (tratado internacional que prevê a substituição de substâncias nocivas à camada de ozônio nos países signatários).

A norma em vigor atualmente (IN Ibama nº 37/2004) não especifica quem deve ter registro no CTF/APP, além de não fazer referência a hidrofluorcarbonetos, incluídos em outubro no Protocolo de Montreal.

O Ibama é responsável por controlar as substâncias listadas nos anexos do Protocolo de Montreal e consolidar os dados a serem apresentados aos países signatários. A base legal para o cumprimento desse compromisso é composta pela Instrução Normativa Ibama n° 06/2013 e pela IN Ibama n° 37/2004.

A anuência do Instituto às importações e exportações no Sistema de Comércio Exterior (Siscomex) é fundamental para o controle do consumo de substâncias controladas no país.

Informações adicionais sobre recolhimento, regeneração, incineração e setor de aplicação são fornecidas pelas pessoas físicas ou jurídicas em relatórios eletrônicos feitos pela página do Ibama.

Interessados em oferecer sugestões à proposta de Instrução Normativa devem ler a proposta e preencher o formulário eletrônico da consulta (no Google.form).

As colaborações podem ser feitas até 26 de janeiro de 2018.

Diretoria de Qualidade Ambiental/Ibama

Fim do conteúdo da página