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Portaria 128, de 03 de setembro de 2025

Institui o Plano de Ação para a Efetividade dos Protestos Extrajudiciais das Multas Ambientais no âmbito do Ibama.

PORTARIA IBAMA Nº 128, DE 3 DE SETEMBRO DE 2025

Institui o Plano de Ação para a Efetividade dos Protestos Extrajudiciais das Multas Ambientais no âmbito do Ibama.

O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, nomeado pela Portaria nº 1.779, de 23 de fevereiro de 2023, publicada no Diário Oficial da União de 24 de fevereiro de 2023, no uso das atribuições que lhe conferem o inciso V do art. 15 do Anexo I do Decreto nº 12.130, de 7 de agosto de 2024, que aprovou a Estrutura Regimental do Ibama, e o inciso V do art. 217 do Regimento Interno do Ibama, aprovado pela Portaria Ibama nº 73, de 26 de maio de 2025, tendo em vista o que consta do processo nº 02001.013106/2025-55, resolve:

Art. 1º Fica instituído o Plano de Ação para a Efetividade dos Protestos Extrajudiciais das Multas Ambientais do Ibama, com o objetivo de aprimorar os fluxos operacionais, ampliar as medidas de cobrança e recuperar créditos decorrentes de sanções administrativas aplicadas.

Art. 2º O Plano de Ação será executado de forma coordenada pelas áreas envolvidas, conforme os prazos, soluções e responsabilidades definidos no referido documento.

Art. 3º Compete à Coordenação de Monitoramento de Sanções (CMS/Cenpsa/Dipro) promover o monitoramento da execução das ações previstas no Plano de Ação, mediante a elaboração de relatórios periódicos de progresso e a realização de reuniões de acompanhamento, em articulação com os setores responsáveis.

Art. 4º O Plano de Ação instituído por esta Portaria será avaliado quanto aos seus resultados, com base nos indicadores previamente definidos, podendo ser revisado sempre que necessário, mediante proposta técnica devidamente justificada.

Art. 5º Fica aprovado, na forma do Anexo, o Plano de Ação para a Efetividade dos Protestos Extrajudiciais das Multas Ambientais do Ibama.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

RODRIGO AGOSTINHO

ANEXO I

Plano de Ação para a Efetividade dos Protestos Extrajudiciais

das Multas Ambientais do Ibama

Ações Estruturadas segundo a Metodologia 5W2H

 

 

ID

Solução Proposta

O que será feito?

Por que será feito?

Responsável

Onde será executado?

Como será feito?

Quando será feito?

Quanto custará?

12.1

Obter junto ao IEPTB/BR a ampliação do serviço de protesto para comarcas não atendidas. Reduzir municípios suspensos. Rever diretrizes impeditivas.

Ampliar cobertura e rever restrições jurídicas

Aumentar dissuasão e alcance do protesto

CMS, Ctric/PFE-Ibama

Nacional

- Ampliação do serviço de protesto para as 18 comarcas não atendidas;

- Redução da lista de municípios com serviço suspenso;

- Revisão da diretriz que impede o protesto de créditos de pessoas jurídicas de direito público.

30 a 60 dias

0

12.2

Separar multas e taxas; criar fluxograma; estabelecer canal permanente entre órgãos.

Melhorar clareza e comunicação institucional

Melhor uso dos dados, de modo que possam ser compreendidos e aproveitados pela administração

CMS, Ctric/PFE-Ibama, Ccob

Nacional

- Apresentar os resultados separados entre multas e taxas;

- Elaborar e divulgar fluxograma do trâmite dos créditos do Ibama na Enac;

- Manter canal permanente de comunicação interinstitucional..

15 a 30 dias

0

12.3

Informar mensalmente protestos efetivados.

Visão contínua e ajuste de fluxos

Correção de desvios operacionais

CMS, Ctric/PFE-Ibama

Nacional

- Definir e aplicar formato de entrega das informações;

- Enviar primeiro relatório com dados retroativos desde janeiro/2025.

15 dias

0

12.4

Diferenciar multa/taxa na CDA. Criar espaço no site da Central de Protestos.

Dar visibilidade pública aos devedores

Incentivar adimplência e transparência

CMS, Ctric/PFE-Ibama, IEPTB/BR

Central de Protestos (web)

Solicitar ao IEPTB/BR campo para diferenciar multa/taxa;

- Iniciar envio de CDAs com essa distinção;

- Criar layout e solicitar criação do espaço no site;

- Implementar o espaço de consulta pública dos protestos do Ibama.

15 a 30 dias

0

12.5

Sistematizar registros no Sicafi após a inscrição em Dívida Ativa.

Corrigir lacunas no histórico do débito

Melhorar rastreabilidade e controle

Ccob, CMS,/PFE-Ibama Ctric

Sistemas internos

- Identificar atos não registrados;

- Firmar Acordo de Nível de Serviço entre Ccob e Enac para o registro das atualizações no histórico dos débitos em cobrança judicial e extrajudicial.;

- Implementar o acordo e iniciar os registros.

30 a 45 dias

0

12.7

Integrar Sicafi ao Sapiens.

Alinhar bancos de dados e processos

Evitar retrabalho e conflitos de dados

CMS, Ctric/PFE-Ibama, Ccob, Fábrica de Software

Sistemas internos

- Definir o escopo da integração;

- Priorizar na fila de desenvolvimento;

- Implantar conferência cruzada entre bases Ibama e Enac, com rastreio de erros;

- Executar a primeira etapa de integração entre o Sicafi e o Sapiens.

30 a 40 dias

A estimar

12.9

Corrigir erros no Sicafi.

Alinhar registros com realidade dos protestos

Aumentar confiabilidade dos dados

Ccob, Ctric/PFE-Ibama

Sicafi/Sapiens

- Analisar e identificar inconsistências;

- Corrigir procedimentos e informar à CMS.

30 a 50 dias

0

12.12

Implantar sistemática gerencial na CCob.

Gestão por indicadores e resultados

Aumentar eficiência e transparência

Ccob, Cenpsa

Plataformas internas

- Classificar e organizar o acervo;

- Definir e aferir indicadores em conjunto com o Cenpsa;

- Incluir os processos em cobrança ativa, com rastreio por status, prazos e supervisão contínua;

- Enviar relatórios à CMS.

30 a 60 dias

0

12.13

Utilizar processos apartados para cobrança.

Separar fases processuais

Ganho de agilidade e clareza

CGS

SEI

- Identificar a melhor sistemática de duplicação;

- Documentar em manual;

- Executar duplicação após apuração da infração;

- Comunicar às áreas envolvidas.

15 dias e contínuo

0

12.14

Estabelecer metas com o Cenpsa para finalização de processos de autos de infração.

Harmonizar fluxo entre unidades

Aumentar tramitação efetiva para que os processos cheguem à fase de cobrança extrajudicial

Ccob, Cenpsa

Nacional

- Estabelecer metas conjuntas de finalização;

- Enviar relatórios mensais retroativos.

30 dias

0

12.15

Elaborar fluxograma completo do auto de infração com multa exigível até a cobrança judicial.

Visão clara de todas as etapas

Otimizar processos e responsabilidades

Ccob, Cenpsa

Interno

- Mapear etapas;

- Prever pontos de extração de dados e rotina de divulgação periódica sobre tramitação de processos para cobrança judicial;

- Definir responsáveis e prazos.

30 dias

0

12.16

Capacitar servidores envolvidos na cobrança de multas.

Fortalecer execução técnica

Prevenir falhas operacionais

Ccob, CMS

Interno

- Desenvolver um programa de capacitação com Projeto Pedagógico;

- Incluir segurança da informação nos lançamentos, com foco em consistência e verificação;

- Executar a capacitação.

60 a 90 dias

0

12.17

Corrigir erros no Histórico do Débito.

Alinhar registros à realidade

Melhorar precisão nas cobranças

Ccob, CMS

Sicafi

- Auditoria nos lançamentos para identificação dos equívocos;

- Correção dos erros e inclusão do tema nos treinamentos dos servidores.

90 dias

0

12.18

Mapear autos de infração em cobrança administrativa.

Identificar represamentos

Planejar saneamento e melhoria

Ccob, CMS

Nacional

- Levantamento detalhado pelas unidades;

- Consolidação em relatório.

30 dias

0

12.20

Sanear passivo de processos com decisão que condenou o administrado ao pagamento da multa pendentes de notificação.

Viabilizar fase de cobrança

Reduzir represamento e aumentar efetividade

CGS (SNRC e SDC)

SEI

- Triar processos com decisão;

- Consultar endereços;

- Notificar;

- Finalizar e movimentar.

180 dias

R$150.500,00

***

R$1.157.200,00 **

R$455.750,00

***

12.22

Atualizar manuais e Sharepoint.

Evitar retrabalho por erro processual

Padronizar procedimentos

CGS, CATTS

Sharepoint

- Identificar erros cometidos na finalização e as causas de retorno do processo após o envio para a cobrança;

- Atualizar conteúdo com regras e fluxos.

15 a 30 dias

0

12.23

Estabelecer metas de finalização de decisões que condenaram o administrado ao pagamento da multa .

Alinhar com volume de decisões

Planejamento baseado em dados

Cenpsa, CGS

Interno

- Definir metas de finalização em consonância com o quantitativo de decisões desta natureza de primeira instância, recursal e revisional proferidas;

- Emitir relatórios mensais.

15 a 30 dias

0

12.24

Priorizar notificação de decisões que condenaram o administrado ao pagamento da multa.

Encaminhar rapidamente à cobrança

Reduzir represamento e aumentar efetividade

CGS (SNRC e SDC)

SEI

- Triagem e notificação contínua dos processos.

60 dias e contínuo

0

12.30

Padronizar documentos do rito de instrução e julgamento.

Facilitar automação e controle

Uniformização nacional

Cenpsa, Catts, CJS

SEI

- Implementar padrões documentais para cada fase no Sei;

- Comunicar institucionalmente.

15 a 30 dias

R$1.674.000,00

****

12.31

Identificar decisões que condenaram o administrado ao pagamento da multa.

Otimizar gestão e priorização

Apoiar inteligência e análise

CJS

SEI

- Desenvolver sistemática de classificação;

- Implementar classificação nos processos.

30 dias e contínuo

0

12.32

Sanear passivo de decisões na Presidência que condenaram o administrado ao pagamento da multa.

Dar vazão às decisões represadas

Garantir envio dos processos à cobrança

CJS, CGS, Cenpsa, SNRC, Presidência

SEI

- Triagem;

- Assinatura;

- Notificação;

- Movimentação.

90 a 150 dias

0

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.

 
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