Portaria 67, de 24 de maio de 2024
Aprova o II Plano Bianual de Qualidade Ambiental - PlanaQuali para o período de junho de 2024 a maio de 2026, que norteia os ciclos de avaliação de desempenho 20 e 21.
PORTARIA IBAMA Nº 67, DE 24 DE MAIO DE 2024
Aprova o II Plano Bianual de Qualidade Ambiental - PlanaQuali para o período de junho de 2024 a maio de 2026, que norteia os ciclos de avaliação de desempenho 20 e 21.
O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (Ibama), no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo Decreto nº 11.095, de 13 de junho de 2022, que aprovou a Estrutura Regimental do Ibama, publicado no Diário Oficial da União do dia subsequente, e pelo Regimento Interno do Ibama, aprovado pela Portaria nº 92, de 14 de setembro de 2022, publicada no Diário Oficial da União de 16 de setembro de 2022, e considerando o que consta no processo nº 02001.007679/2024-69, resolve:
Art. 1º Aprovar o II Plano Bianual de Qualidade Ambiental da Diretoria de Qualidade Ambiental (II PlanaQuali) para o período de 1º de junho de 2024 a 31 de maio de 2026, que norteará os ciclos de avaliação de desempenho 20 e 21, conforme estabelecido nos Anexos I, II e III.
Art. 2º Para a execução do II PlanaQuali deverão ser observadas as competências federais, diretrizes, orientações e prioridades do Governo Federal em relação às políticas públicas de meio ambiente.
Art. 3º Na elaboração do PlanaQuali foram observadas diretrizes e metas contidas no Plano Plurianual do Governo Federal (2024-2027) e no Plano Estratégico do Ibama.
Art. 4º A Diretoria de Qualidade Ambiental, na execução do II PlanaQuali, atuará de forma integrada e em articulação com as demais Diretorias, Centros e os Núcleos de Qualidade Ambiental nas Superintendências do Ibama.
Art. 5º A Diretoria de Qualidade Ambiental fará o acompanhamento periódico da execução do II PlanaQuali, com base na metodologia PDCA.
§1º Como resultado do acompanhamento, e após juízo de conveniência e oportunidade pelo (a) titular da Diretoria de Qualidade Ambiental, poderá ser realizado evento de revisão dos Anexos desta Portaria.
§2º Como resultado do acompanhamento, o II PlanaQuali poderá, por ocasião da revisão mencionada no §1º, ter ações acrescidas, redimensionadas, reprogramadas, suspensas ou canceladas, a critério dos dirigentes da Diretoria de Qualidade Ambiental.
Art. 6º As metas definidas no PlanaQuali deverão ser tomadas como referência para a elaboração dos planos de trabalho das unidades da DIQUA e dos NQAs, e deverão ser observadas, no que couber, para fins de avaliação de desempenho individual e institucional, de teletrabalho e de outras avaliações institucionais.
Art. 7º Esta Portaria entra em vigor em 1º de junho de 2024.
RODRIGO AGOSTINHO
ANEXO I
METAS FINALÍSTICAS DA DIQUA/SEDE
OBJETIVO ESTRATÉGICO |
OBJETIVO TÁTICO |
META/INDICADOR DE ESFORÇO |
META/INDICADOR DE RESULTADO |
UNIDADE RESPONSÁVEL |
||||||||
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação e exportação de resíduos |
1 Minuta de Instrução Normativa elaborada sobre importação de resíduos plásticos |
100% das importações de resíduos plásticos submetidas ao controle do ibama |
COREM |
||||||||
Criação de um grupo especializado com integrantes das SUPES |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
COREM |
||||||||||
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação de mercúrio |
1 minuta de Instrução Normativa finalizada e submetida à presidência do Ibama |
Redução de 90% no volume de mercúrio metálico autorizado |
COREM |
|||||||||
Aprimorar os processos de Controle de emissões atmosféricas por veículos automotorres |
Implementação da fase L-8 do Proconve |
Redução da emissão de gases de efeito estufa (emitidos por veículos) |
DIREV |
|||||||||
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais sobre áreas contaminadas |
Execução de 50% do Plano de Trabalho para disponibilização do sistema aos órgãos estaduais |
Disponibilização de 1 sistema para adesão pelos órgãos estaduais |
CICAM |
|||||||||
Disponibilização do termo de adesão ao SINGAC para todas as UF |
CICAM |
|||||||||||
Criação de grupo especializado com integrantes das SUPES |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
CICAM |
||||||||||
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
1 diagnóstico piloto dos dados coletados por meio do formulário de efluentes do RAPP |
- |
COAVI |
|||||||||
1 diagnóstico piloto dos dados coletados por meio do formulário de fontes energéticas do RAPP |
Divulgação de dados sobre fontes energéticas à sociedade em geral |
COAVI |
||||||||||
30% do projeto da Certidão Ambiental implementado |
- |
COAVI |
||||||||||
Proposição de 2 novos ACTs com OEMAs para gestão integrada do CTF/APP |
- |
COAVI |
||||||||||
1 Relatório (ou painel) sobre o controle do Ibama por meio do Protocolo de Montreal disponibilizado |
- |
COREM |
||||||||||
1 Relatório sobre emissão de poluentes veiculares disponibilizado |
- |
DIREV |
||||||||||
1 Boletim de produção e comercialização publicado para agrotóxicos de natureza química |
- |
DIGES |
||||||||||
1 painel Business Intelligence (BI) publicado |
- |
CCONP |
||||||||||
1 painel Business Intelligence (BI) publicado sobre agrotóxicos de natureza química: demanda e avaliados |
- |
COAVA |
||||||||||
Publicar 20 Perfis Ambientais de Agrotóxicos |
- |
DIGES |
||||||||||
1 Plano de Implementação do Projeto de Gestão Estratégica de Dados da DIQUA elaborado |
- |
GABINETE/Gproj |
||||||||||
CGQUA |
||||||||||||
CGASQ |
||||||||||||
Elaboração de modelo para ação institucional de comunicação para as SUPES/NQA sobre os temas da Qualidade Ambiental |
Redução nos atendimentos ao público individualizados pelos NQAs |
GABINETE/ASSESSORIA |
||||||||||
Criação de grupo especializado com integrantes das SUPES |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
GABINETE/Gproj |
||||||||||
Elaboração de levantamento de dados e informações sobre substâncias químicas utilizadas como retardantes de chamas |
1 Diagnóstico das substâncias químicas utilizadas como retardantes de chamas |
CCONP |
||||||||||
COAVA |
||||||||||||
Aprimorar os processos de representação do IBAMA em fóruns internacionais sobre substâncias, produtos e resíduos controlados pela DIQUA, dentre outros |
Elaboração de plano de participação da DIQUA na COP 30 |
Participação de 20 servidores |
GABINETE/ASSESSORIA |
|||||||||
CGASQ/DIGES |
||||||||||||
CGQUA |
||||||||||||
Aprimorar os processos de elaboração de subsídios para a Educação Ambiental |
Elaboração de diagnóstico sobre temas e materiais já existentes na DIQUA para uso na educação ambiental |
- |
CGQUA |
|||||||||
CGASQ |
||||||||||||
Mapeamento de público alvo e temas prioritários para as ações da DIQUA em campanhas de educação ambiental |
- |
GABIENETE/ASSESSORIA |
||||||||||
Aprimorar os processos de controle de preservativos de madeira |
1 Nota Técnica para subsidiar consulta jurídica acerca da obrigatoriedade de registro de produtos preservativos de madeira |
Aprimoramento da regulação de produtos preservativos de madeira |
CCONP |
|||||||||
1 minuta de norma com vistas à revisão da IN Ibama 05/1992 |
CCONP |
|||||||||||
Aprimorar os processos de Reanálise Ambiental de Agrotóxicos |
Revisão da IN Ibama nº 17/2009 |
- |
CCONP |
|||||||||
1 Comunicado de reanálise emitido (para mais um ingrediente ativo, a ser definido) |
- |
CCONP |
||||||||||
1 Parecer Técnico de reanálise emitido (para mais um ingrediente ativo, a ser definido) |
- |
CCONP |
||||||||||
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
35% do Projeto piloto para avaliação de ocorrência de uso de agrotóxicos em matrizes ambientais realizado |
- |
CCONP |
|||||||||
Gabinete/Gproj |
||||||||||||
Avaliação de 10 ingredientes ativos de agrotóxicos novos |
Aumento do número de novos ingredientes ativos avaliados quanto aos riscos ambientais |
DIARA |
||||||||||
Elaboração de padrões de uso de 10 ingredientes ativos de agrotóxicos |
- |
DIARA |
||||||||||
Análise e instrução de 85% dos processos relativos a agrotóxicos de baixa periculosidade |
- |
CCONP |
||||||||||
Criação de grupo especializado com integrantes das SUPES |
- |
COAVA |
||||||||||
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
Criação de grupos de trabalho |
- |
CCONP |
||||||||
COAVA |
||||||||||||
Elaboração de Documento Técnico |
- |
CCONP |
||||||||||
COAVA |
||||||||||||
Elaboração de minuta de norma para regulamentar a avaliação de risco ambiental de um novo grupo de espécie da fauna. |
1 grupo de espécies da fauna protegido |
CCONP |
||||||||||
COAVA |
||||||||||||
Revisão da norma vigente de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos - Portaria Ibama nº 84/1996 |
- |
CGASQ |
ANEXO II
METAS GERENCIAIS E DE APOIO DA SEDE
Metas/Indicadores de esforço |
U.A. responsável |
Disponibilizar um banco de dados no Sharepoint da DIQUA |
GABINETE/ASSESSORIA |
Realizar 1 treinamento dos servidores voltado à participação em eventos internacionais |
GABINETE/ASSESSORIA |
Agenda de participação da DIQUA em fóruns internacionais |
GABINETE/ASSESSORIA |
Abrir 3 (três) turmas do curso sobre avaliação ambiental de agrotóxicos |
CGASQ |
Capacitação de 4 (quatro) servidores na ferramenta Power BI |
GABINETE/ASSESSORIA |
CGASQ |
|
CGQUA |
|
Elaborar material para ações formativas do grupo especializado 5 |
CICAM |
COREM |
|
COAVA |
|
CCONP |
ANEXO III
METAS FINALÍSTICAS DOS NQA/SUPES EM ARTICULAÇÃO COM A DIQUA
1. Grupo Especializado sobre Agrotóxicos, seus componentes e afins |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Resultado Estratégico |
NQA/UF Responsável |
COAVA |
Redução do passivo de Processos de avaliação de agrotóxicos |
Instrução e análise técnica de 500 processos administrativos de Avaliação de produtos formulados genéricos, clones e idênticos |
MA |
CCONP |
Redução do passivo de Processos de avaliação de agrotóxicos |
Elaborar 1 POP para análise dos relatórios de impureza |
|
Análise de 1.000 relatórios de impurezas ambientalmente relevantes |
2. Grupo Especializado em Gestão de áreas contaminadas | |||
Coordenação Suporte | Frente de atuação | Resultado Estratégico | NQA/UF Responsável |
CICAM | Redução do passivo de processos de GAC | Instrução e análise técnica de 16 processos de GAC |
RJ |
Gestão de dados | 1 Diagnóstico Nacional da organização das informações de áreas contaminadas nos Estados e União de acordo com a Resolução Conama nº 420, de 2009. | ||
Plano de Ação para apoiar os OEMAs quanto a gestão com base na Resolução. Conama nº 420, de 2009. |
3. Grupo Especializado em Gestão de Dados e Informações da DIQUA |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Resultado Estratégico |
NQA/UF Responsável |
COREM |
Avaliação da coleta de informações do formulário de resíduos sólidos do RAPP |
Definir setor prioritário, a partir do licenciamento do Ibama |
PI |
Elaborar metodologia; |
|||
Produzir relatório |
|||
COAVI |
Elaboração de diagnóstico piloto sobre fontes energéticas |
Definir setor prioritário; |
|
Elaborar metodologia; |
|||
Produzir relatório |
|||
Ação de divulgação dos resultados |
|||
COREM/Gproj |
Diagnóstico do formulário de resíduos sólidos (IPEA) do RAPP |
Diagnóstico disponibilizado e tratado para geração de indicadores ambientais |
4. Grupo Especializado para monitoramento das atividades de Mercúrio e Convenção de Basileia |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Resultado Estratégico |
NQA/UF Responsável |
COREM |
Monitoramento do Mercúrio Metálico legal |
Elaboração do Termo de Referência para acompanhamento do descomissionamento e execução do TR, em campo. |
RJ |
Acompanhamento do cadastramento de importadores e comerciantes de mercúrio |
SC |
||
Monitoramento das condicionantes da Convenção de Basiléia |
Estabelecer 1 procedimento |
SC |
|
Modelo de nota informativa trimestral |
|||
Proposta para apoio em Vistoria de portos e aeroportos para controle de cargas ilegais de resíduos |
|||
Acompanhamento de 10% das notificações emitidas para aquela UF, para monitoramento de condicionantes da Convenção de Basileia |
5. Grupo Especializado para formação de multiplicadores para divulgação dos conteúdos da Diqua |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Resultado Estratégico |
NQA/UF Responsável |
COAVI |
Capacitação de servidores nas temáticas e instrumentos da DIQUA |
3 atividades formativas com temas da Coavi |
Todos |
CICAM |
1 atividade formativa com temas da Cicam |
RJ |
|
COREM |
1 atividade formativa com temas da Corem |
SC |
|
COAVA |
1 atividade formativa com temas da Coava |
PB TO |
|
CCONP |
1 atividade formativa com temas da Cconp |
PB |
|
GABIN/ASSESSORIA |
Elaboração de modelos para ações institucional de comunicação |
Modelo de cartilha |
MG |
Modelo para planejamento de evento online |
MG |
||
Modelo de planejamento para evento presencial |
MG |
||
10 ações institucionais padronizadas de comunicação pelos NQAs |
Todos |
6. Grupo Especializado para Padronização de procedimentos para NQAs em processos de impugnação de TCFA e análise de alteração de dados do CTF/APP |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Resultado Estratégico |
NQA/UF Responsável |
COAVI |
Padronização da atuação dos NQA em processos administrativos relacionados ao CTF/APP |
Treinamento dos membros do Grupo sobre as OTNs e POPs já publicadas |
PA RS |
CGQUA |
Padronização de procedimentos, despachos e outros documentos no SEI
|
ANEXO I (Redação dada pela Portaria nº 83, de 9 de junho de 2025)
Metas Finalísticas da Diqua/Sede
OBJETIVO ESTRATÉGICO (Plano Estratégico do Ibama) |
OBJETIVO TÁTICO |
META DE RESULTADO |
METAS DE ESFORÇO |
UNIDADE RESPONSÁVEL |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle de emissões atmosféricas por veículos automotorres |
Redução da emissão de gases de efeito estufa (emitidos por veículos) |
Implementação da fase L-8 do Proconve |
DIREV |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
1 diagnóstico piloto dos dados coletados por meio do formulário de efluentes do RAPP |
DIRAPP |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
1 diagnóstico piloto dos dados coletados por meio do formulário de efluentes do RAPP |
GABINETE/GPROJ |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Estabelecer diretrizes gerais para acesso, tratamento e análise de dados e disponibilização de informações e definição de prioridades de produção de informação a partir de nossa base de dados |
GABINETE/ASSESSORIA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Estabelecer diretrizes gerais para acesso, tratamento e análise de dados e disponibilização de informações e definição de prioridades de produção de informação a partir de nossa base de dados |
GABINETE/GPROJ |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Mapeamento das ações de transparência ativa e passiva da Diqua |
CGQUA |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Mapeamento das ações de transparência ativa e passiva da Diqua |
CGASQ |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
1 Diagnóstico das substâncias químicas utilizadas como retardantes de chamas |
Elaboração de levantamento de dados e informações sobre substâncias químicas utilizadas como retardantes de fogo |
CCONP |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
1 Diagnóstico das substâncias químicas utilizadas como retardantes de chamas |
Elaboração de levantamento de dados e informações sobre substâncias químicas utilizadas como retardantes de fogo |
COAVA |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de elaboração de subsídios para a Educação Ambiental |
Encaminhar proposta de projeto de educação ambiental sobre descarte de resíduos eletrônicos |
COGIQ |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de elaboração de subsídios para a Educação Ambiental |
Estimular contribuição da Diqua nas iniciativas do CENEA |
Participar de evento de elaboração do novo Plano de Educação Ambiental do Ibama |
GABINETE/ASSESSORIA |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de elaboração de subsídios para a Educação Ambiental |
Estimular contribuição da Diqua nas iniciativas do CENEA |
Atender 80% das demandas de subsídios encaminhadas pelo CENEA |
GABINETE/ASSESSORIA |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
35% do Projeto piloto para avaliação de ocorrência de uso de agrotóxicos em matrizes ambientais |
CCONP |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
35% do Projeto piloto para avaliação de ocorrência de uso de agrotóxicos em matrizes ambientais |
GABINETE/GPROJ |
|
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação e exportação de resíduos |
100% das importações de resíduos plásticos submetidas ao controle do ibama |
1 Minuta de Instrução Normativa elaborada sobre importação de resíduos plásticos |
COREM |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação e exportação de resíduos |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
Criação dos grupos especializados com integrantes das SUPES para monitoramento das atividades de Mercúrio e Convenção de Basileia |
COREM |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação de mercúrio |
Redução de 90% no volume de mercúrio metálico autorizado |
1 minuta de Instrução Normativa sobre mercúrio finalizada e submetida à presidência do Ibama |
COREM |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais sobre áreas contaminadas |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre áreas contaminadas em território nacional |
Elaborar documentação técnica para subsidiar coordenação do Ibama no GT de revisão da CONAMA 420/09 |
CICAM |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais sobre áreas contaminadas |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre áreas contaminadas em território nacional |
Elaborar Plano de Trabalho para a disponibilização do sistema Singac aos órgãos estaduais |
CICAM |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais sobre áreas contaminadas |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre áreas contaminadas em território nacional |
Elaborar termo de adesão ao SINGAC para todas as Ufs |
CICAM |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais sobre áreas contaminadas |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
Criação de grupo especializado com integrantes das SUPES Áreas Contaminadas |
CICAM |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
Avaliação geral dos dados coletados pelo Formulário de Resíduos Sólidos - Gerador, do RAPP (anexo F da IN Ibama nº 22/2021) |
DIRAPP |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
Avaliação preliminar sobre a base de dados de resíduos sólidos do RAPP, Formulário "Gerador" (parceria com o IPEA) |
CGQUA |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
1 diagnóstico piloto dos dados coletados por meio do formulário de fontes energéticas do RAPP |
DIRAPP |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Transparência Pública do controle ambiental |
60% do projeto da Certidão Ambiental implementado |
COGIQ |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Qualificar os dados do CTF/APP |
Proposição de 1 novo ACT com OEMAs para gestão integrada do CTF/APP |
COGIQ |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Qualificar os dados do CTF/APP |
Substituição de 2 acordos para gestão integrada do CTF/APP, conforme Portaria Ibama nº 95/2023. |
GABINETE/ ASSESSORIA |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Qualificar os dados do CTF/APP |
Substituição de 2 acordos para gestão integrada do CTF/APP, conforme Portaria Ibama nº 95/2023. |
CGQUA |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Qualificar os dados do CTF/APP |
Substituição de 2 acordos para gestão integrada do CTF/APP, conforme Portaria Ibama nº 95/2023. |
COGIQ |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre o aspectos ambientais da operação de atividades potencialmente poluidoras |
1 Relatório (ou painel) sobre o controle do Ibama por meio do Protocolo de Montreal disponibilizado |
COREM |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre o aspectos ambientais da operação de atividades potencialmente poluidoras |
1 Boletim de produção e comercialização publicado para agrotóxicos de natureza química |
DIGES |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre o aspectos ambientais da operação de atividades potencialmente poluidoras |
1 painel Business Intelligence (BI) publicado |
CCONP |
sobre agrotóxicos de baixa periculosidade: demanda e avaliados |
||||
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre o aspectos ambientais da operação de atividades potencialmente poluidoras |
1 painel Business Intelligence (BI) publicado sobre agrotóxicos de natureza química: demanda e avaliados |
COAVA |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre o aspectos ambientais da operação de atividades potencialmente poluidoras |
20 Perfis Ambientais de Agrotóxicos publicados |
DIGES |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
Criação de grupo especializado com integrantes das SUPES Gestão de Dados |
CGQUA |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de controle de preservativos de madeira |
Aprimoramento da regulação de produtos preservativos de madeira |
1 Nota Técnica para subsidiar consulta jurídica acerca da obrigatoriedade de registro de produtos preservativos de madeira |
CCONP |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de controle de preservativos de madeira |
Aprimoramento da regulação de produtos preservativos de madeira |
1 minuta de norma com vistas à revisão da IN Ibama 05/1992 |
CCONP |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de controle de preservativos de madeira |
Aprimoramento da regulação de produtos preservativos de madeira |
Revisão da IN Ibama nº 17/2009 (avaliação de risco ambiental de agrotóxicos para polinizadores) |
COREA |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Reanálise Ambiental de Agrotóxicos |
1 Comunicado de reanálise emitido (para mais um ingrediente ativo, a ser definido) |
COREA |
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O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Reanálise Ambiental de Agrotóxicos |
1 Documento Técnico de reanálise emitido (para mais um ingrediente ativo, a ser definido) |
COREA |
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O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
Aumento do número de novos ingredientes ativos avaliados quanto aos riscos ambientais |
Avaliação de 10 ingredientes ativos de agrotóxicos novos |
DIARA |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
Instrução e análise de 500 processos administrativos de Avaliação de produtos formulados genéricos, clones e idênticos |
COAVA |
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O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
Análise de 2.000 relatórios de impurezas ambientalmente relevantes |
CCONP |
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O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
Elaboração de padrões de uso de 10 ingredientes ativos de agrotóxicos |
DIARA |
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O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
Análise e instrução de 85% dos processos relativos a agrotóxicos de baixa periculosidade |
CCONP |
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O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
Elaborar 1 POP para análise dos relatórios de impureza |
CCONP |
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O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
Criação de grupos especializados com integrantes das SUPES para análise de processos de registro de agrotóxivos (clones, genéricos e idênticos) |
COAVA |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos |
Fortalecimento da atuação do Ibama nos temas da Qualidade Ambiental nos Estados |
Criação de grupos especializados com integrantes das SUPES para análise de relatórios de impureza |
CCONP |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação de mercúrio |
Implementar um sistema de gestão e controle da cadeia de mercúrio |
Elaborar plano de implementação do controle da cadeia de mercúrio |
GABINETE/Gproj |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação de mercúrio |
Implementar um sistema de gestão e controle da cadeia de mercúrio |
Elaborar plano de implementação do controle da cadeia de mercúrio |
CGQUA |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Controle Ambiental de importação de mercúrio |
Implementar um sistema de gestão e controle da cadeia de mercúrio |
Elaborar plano de implementação do controle da cadeia de mercúrio |
COREM |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
Elaborar plano de implementação do novo sistema do RAPP |
GABINETE/Gproj |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
Elaborar plano de implementação do novo sistema do RAPP |
DIRAPP |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Dar cumprimento às ações sob responsabilidade do Ibama no âmbito do novo Acordo do Rio Doce. |
Reparação dos danos ambientais causados pelo rompimento da barragen de rejeitos de Minério na bacia do Rio Doce |
Elaborar relatório das atividades desenvolvidas pelo Comitê Interfederativo (CIF), referentes a todo o período de funcionamento do CIF, compreendido entre abril de 2016 e outubro de 2024, em atendimento à determinação imposta no parágrafo quarto da Cláusula 99 da Repactuação do Acordo de Mariana/MG. |
DGA |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Dar cumprimento às ações sob responsabilidade do Ibama no âmbito do novo Acordo do Rio Doce. |
Reparação dos danos ambientais causados pelo rompimento da barragen de rejeitos de Minério na bacia do Rio Doce |
Realizar Webinário para os servidores do Ibama sobre o Novo Acordo de Mariana e qual é o papel do Ibama na reparação dos danos ambientais causados pelo desastre |
GABINETE/ ASSESSORIA |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Dar cumprimento às ações sob responsabilidade do Ibama no âmbito do novo Acordo do Rio Doce. |
Reparação dos danos ambientais causados pelo rompimento da barragen de rejeitos de Minério na bacia do Rio Doce |
Realizar Webinário para os servidores do Ibama sobre o Novo Acordo de Mariana e qual é o papel do Ibama na reparação dos danos ambientais causados pelo desastre |
DGA |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Dar cumprimento às ações sob responsabilidade do Ibama no âmbito do novo Acordo do Rio Doce. |
Reparação dos danos ambientais causados pelo rompimento da barragen de rejeitos de Minério na bacia do Rio Doce |
Atendimento às demandas de subsídios técnicos para implementação do Acordo de Conciliação para recuperação da bacia do Rio Doce |
CICAM |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Dar cumprimento às ações sob responsabilidade do Ibama no âmbito do novo Acordo do Rio Doce. |
Reparação dos danos ambientais causados pelo rompimento da barragen de rejeitos de Minério na bacia do Rio Doce |
Celebrar Acordo de Cooperação Técnica entre o Ibama e o Iema/ES para atuação conjunta na governança interna dos programas sob responsabilidade do Ibama a serem executados no Estado do Espírito Santo |
DGA |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Subsidiar plano de recuperação de áreas contaminadas por mercúrio metálico em terras indígenas Yanomami |
Consolidar e divulgar os resultados das análises realizadas na TIY no âmbito do projeto |
Elaborar 1 Nota técnica de análise sobre resultados gerados da primeira campanha |
GABINETE/GPROJ |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Subsidiar plano de recuperação de áreas contaminadas por mercúrio metálico em terras indígenas Yanomami |
Viabilizar as campanhas de 2025 do projeto Rede de Monitoramento Ambiental da Terra Indígena Yanomami (TIY) e Alto Amazonas |
Criar cronograma de campanhas 2025 e articular sua execução com os parceiros. |
GABINETE/GPROJ |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
Propor ACT com o Ministério da Saúde para qualificação técnica da coleta de dados ambientais de interesse mútuo do Rapp |
DIRAPP |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar informações qualificadas sobre as atividades obrigadas a entregar o RAPP |
Executar 25% do Plano de Trabalho do ACT com o Ministério da Saúde |
DIRAPP |
O.1 - PREVENIR E REDUZIR OS IMPACTOS NEGATIVOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO, COMÉRCIO E USO DE AGENTES POTENCIALMENTE POLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS |
Aprimorar os processos de Gestão de dados ambientais de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais |
Disponibilizar dados e informações qualificadas sobre o aspectos ambientais da operação de atividades potencialmente poluidoras |
Propor ACT com o STJ para para compartilhamento de dados e informações sobre pessoas inscritas no CTF/APP |
COGIQ |
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
Criação de grupos de trabalho |
CCONP |
|
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
Criação de grupos de trabalho |
COAVA |
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
Elaborar Documento Técnico |
CCONP |
|
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
Elaborar Documento Técnico |
COAVA |
|
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
1 grupo de espécies da fauna protegido pela ARA |
Elaborar minuta de norma para regulamentar a avaliação de risco ambiental de um novo grupo de espécie da fauna. |
COREV |
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
1 grupo de espécies da fauna protegido pela ARA |
Elaborar minuta de norma para regulamentar a avaliação de risco ambiental de um novo grupo de espécie da fauna. |
COAVA |
O.2 - PROTEGER A BIODIVERSIDADE DOS RISCOS DECORRENTES DO USO DE AGROTÓXICOS E AFINS |
Aprimorar o processo de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxico |
Revisar a norma vigente de Avaliação Ambiental de Agrotóxicos - Portaria Ibama nº 84/1996 |
CGASQ |
ANEXO II
Metas Gerenciais e de Apoio da Sede
METAS DE ESFORÇO |
UNIDADE RESPONSÁVEL |
Aplicar e analisar pesquisa sobre o uso do sharepoint da Diqua |
GABINETE/ASSESSORIA |
Elaborar proposta de simplificação da intranet da Diqua/Sharepoint Diqua |
GABINETE/ASSESSORIA |
Publicar Agenda de participação da DIQUA em fóruns internacionais |
GABINETE/ASSESSORIA |
Abrir 3 turmas do cursos sobre avaliação ambiental de agrotóxicos |
CGASQ |
Capacitar 4 servidores da Diqua em ferramentas de BI, IA ou geoprocessamento. |
GABINETE/ASSESSORIA |
Elaborar material para ações formativas do grupo especializado 5 |
CICAM |
Elaborar material para ações formativas do grupo especializado 5 |
COAVA |
Elaborar material para ações formativas do grupo especializado 5 |
CCONP |
Elaborar material para 2 ações formativas em áreas contaminadas em conjunto com a COATE/CENEAC/DIPRO |
CICAM |
ANEXO III
Metas Finalísticas das equipes das superintendências do Ibama em articulação com a DIQUA
1. Grupo Especializado em Impurezas Relevantes em produtos de controle ambiental |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
CCONP |
Redução do passivo de Processos de avaliação de agrotóxicos |
Análise de 77 relatórios de impurezas ambientalmente relevantes por servidor |
AC PB RN RR |
2. Grupo Especializado em Gestão de áreas contaminadas |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
CICAM |
Redução do passivo de processos de GAC |
Capacitação para instrução e análises de processos de GAC |
AP; CE; ES; MA; MT; RJ; SC; SP |
3. Grupo Especializado em Gestão de Dados e Informações da DIQUA |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
CGQUA |
Avaliação da coleta de informações do formulário de resíduos sólidos do RAPP |
Definir setor prioritário, a partir do licenciamento do Ibama |
BA PA PI SE TO |
Elaborar metodologia; |
|||
Produzir relatório |
4. Grupo Especializado sobre Convenção de Minamata (Mercúrio metálico) |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
COREM |
Monitoramento do Mercúrio Metálico legal |
Elaboração do Termo de Referência para acompanhamento do descomissionamento e execução do TR. |
RJ MS PR RO SC |
5. Grupo Especializado sobre Convenção de Basiléia (Movimentação transfronteiriça de resíduos sólidos) |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
COREM |
Monitoramento das condicionantes da Convenção de Basiléia |
Estabelecer 1 procedimento |
MS PE PR SC |
Acompanhamento de 10% das notificações emitidas, para monitoramento de condicionantes da Convenção de Basileia |
6. Formação de multiplicadores |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
CCONP |
Capacitação sobre produtos de controle ambiental |
1 atividade formativa com temas da Cconp |
AC PB RN RR |
COAVA |
Capacitação sobre avaliação de agrotóxicos |
1 atividade formativa com temas da Coava |
MT PI MA AC |
CGQUA |
Elaboração de modelos para ações institucional de comunicação |
Elaboração de apresentações padronizadas sobre CTF/APP, CTF/AIDA e RAPP |
AC; CE; MG; PB; RJ; SP; TO |
Guia para organização de evento |
|||
Webinar de formação de multiplicadores para os três temas da Cogiq |
|||
Relatório final |
|||
CICAM |
Capacitação sobre remediadores ambientais |
1 atividade formativa com temas da Cicam |
AP; CE; MA; MT; RJ; SC; SP |
CCONP |
Capacitação sobre impurezas relevantes |
Webinar de formação de multiplicadores para os três temas da Cogiq |
MS PE PR SC |
7. Padronização de procedimentos para atuação das Equipes de Qualidade Ambiental em processos de impugnação de TCFA |
|||
Coordenação Suporte |
Frente de atuação |
Produto |
UF Responsável |
COGIQ |
Produção de documentos técnicos |
Guia prático de análise de processos que envolvam alterações cadastrais |
AM; MA; PR; BA; GO; PA; PE; RS; SE |
Definição de critérios para demandar a área gestora do CTF/APP em processos de impugnação fiscal |
Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.
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