Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias 2018 > Ibama, Embrapa e universidades recuperam campos degradados do Pampa no RS
Início do conteúdo da página

Ibama, Embrapa e universidades recuperam campos degradados do Pampa no RS

Publicado: Segunda, 02 de Julho de 2018, 20h53 | Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 15h40
Agente do Ibama realiza vistoria em Projeto de Recuperação de Área Degradada em Rosário do Sul (RS)
Foto: Gustavo Bediaga/Ibama
Foto: Gustavo Bediaga/Ibama

Brasília (02/07/2018) – O Ibama, a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), e as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Pampa (Unipampa) concluíram na primeira quinzena de junho Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) em terreno do Exército com 715 hectares em Rosário do Sul (RS). Monitorado desde 2015, o local apresenta ampla cobertura de solo sem processos erosivos, elevada presença de espécies nativas campestres e controle da principal espécie exótica invasora no bioma, o capim-anonni.

As técnicas usadas para recuperar a vegetação campestre foram o pousio, que consiste em deixar a terra em repouso por determinado período; o corte de vegetação com roçadeira mecânica, com o objetivo de oferecer mais espaço para competitividade e diversidade entre espécies herbáceas e campestres; o pastoreio controlado, que evita a carga excessiva de animais e acelera a regeneração natural da flora nativa; e o diferimento, que impede o pastoreio em épocas propícias à reprodução da vegetação.

O gado também foi usado para trazer sementes de áreas vizinhas preservadas e favorecer a propagação da cobertura vegetal nativa.

“A pecuária extensiva, com lotação controlada de animais, se mostra compatível com o uso sustentável do Pampa e pode funcionar como ferramenta de recuperação das áreas degradadas em ambientes campestres”, disse o chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama no Rio Grande do Sul, Rodrigo Dutra.

Compostos por cerca de 3 mil espécies de plantas, das quais 450 são gramíneas e 150 leguminosas, o bioma Pampa ocupava originalmente 63% do estado.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página