Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias 2018 > Ibama apreende e doa 91,4 toneladas de pescado em SC e no AM
Início do conteúdo da página

Ibama apreende e doa 91,4 toneladas de pescado em SC e no AM

Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 20h55 | Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2018, 19h34
Ibama apreende e doa pescado durante a operação Mareados, no litoral catarinense
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (11/06/2018) – Operação do Ibama para impedir a pesca irregular durante a safra da tainha (Mugil liza), período em que a espécie migra para se reproduzir, resultou até o momento na apreensão de 80 toneladas de pescado, 3 traineiras, 3 caminhões e 5 km de redes fixas no litoral catarinense.

Entre as irregularidades, foram identificadas desde a não conformidade de registros até a falta de documentação. Barcos pesqueiros de grande porte, com aparato de pesca industrial, foram flagrados em operação sem licença. Os agentes ambientais aplicaram autos de infração que totalizam R$ 4,7 milhões. Duas tartarugas foram devolvidas ao mar.

Pela primeira vez foram estabelecidas cotas para limitar a pesca na safra da tainha. A Portaria n° 24/2018 da Secretaria-Geral da Presidência da República estabeleceu o teto de 3,4 mil toneladas para a captura realizada pelas frotas industrial e artesanal de emalhe anilhado em Santa Catarina. Na manhã desta segunda-feira (11/06) foi atingida a marca de 80% da cota estabelecida para a pesca industrial da tainha, segundo dados do comitê que acompanha a atividade na região.

“A tainha é de extrema importância econômica e cultural para o estado, por isso é importante encontrar um ponto de equilíbrio entre a necessidade de pesca e a manutenção dos estoques pesqueiros para as futuras gerações”, diz o analista ambiental Jefferson Amaro.

O pescado apreendido será doado a 200 instituições sociais em 30 municípios. A Operação Mareados será mantida na região por tempo indeterminado.

 

Ibama e PF apreendem 11,4 toneladas de pirarucu e tambaqui no AM

Em outra operação, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF) no Amazonas, foram apreendidas 9,9 toneladas de pirarucu e 1,5 tonelada de tambaqui no Rio Negro, em Manaus. Os agentes flagraram uma embarcação pesqueira transportando o pescado sem autorização ambiental e aplicaram duas multas que totalizam R$231 mil. A embarcação foi apreendida e mantida sob guarda da PF.

Os peixes estavam em um frigorífico na embarcação e foram doados para instituições cadastradas no programa de segurança alimentar Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc).


 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página