Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias 2018 > Ibama apreende 13 barcos e 12 toneladas de camarão durante defeso no litoral de SC
Início do conteúdo da página

Ibama apreende 13 barcos e 12 toneladas de camarão durante defeso no litoral de SC

Publicado: Segunda, 30 de Abril de 2018, 11h55 | Última atualização em Segunda, 30 de Abril de 2018, 12h29
Agente ambiental aborda embarcação durante a Operação Mareados
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (30/04/208) – Operação de combate à pesca ilegal realizada pelo Ibama resultou na apreensão de 13 embarcações e 11,8 toneladas de camarão no litoral catarinense. Os agentes ambientais aplicaram 26 autos de infração, que totalizam R$ 500 mil.

A Operação Mareados monitora barcos, pontos de desembarque, indústrias pesqueiras e frigoríficos para coibir a captura, o comércio e o transporte durante o período do defeso.

De 1° de março a 31 de maio, é proibida a pesca de arrasto com tração motorizada para a captura das espécies camarão-rosa (Farfantepenaeus paulensis, F. brasiliensis e F. subtilis), camarão-sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri), camarão-branco (Litopenaeus schmitti), camarão santana ou vermelho (Pleoticus muelleri) e barba-ruça (Artemesia longinaris). Também não são permitidos o transporte interestadual, a estocagem, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer volume das espécies proibidas sem a comprovação de origem, que deve ser obtida com o Ibama. As proibições se aplicam à área marinha que se estende da divisa dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro até a Foz do Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul.

“Durante as abordagens em alto mar, as algumas tripulações cortam os cabos que prendem os equipamentos irregulares de pesca ao barco para tentar escapar do flagrante. Nessa última etapa da Mareados, nove pessoas foram conduzidas à delegacia da Polícia Federal por tentar dificultar as ações de fiscalização”, disse o analista ambiental que coordenou a operação, James Bessa.

Todo o pescado apreendido foi doado ao programa de segurança alimentar Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc).

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página