Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias 2019 > Ibama apreende 104 pássaros durante operação contra fraudes em sistema de controle de criação amadorista
Início do conteúdo da página

Ibama apreende 104 pássaros durante operação contra fraudes em sistema de controle de criação amadorista

Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 14h20 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 14h20
imagem sem descrição.

Brasília (06/12/2019) – Operação realizada pelo Ibama para combater fraudes no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass) e interromper criação irregular em cativeiro resultou na apreensão de 104 aves em Minas Gerais. Os autos de infração aplicados aos investigados totalizam R$ 274 mil.

Entre os animais apreendidos há espécies ameaçadas, como papagaio-do-peito-roxo, bicudo e curió. Também foram encontrados espécimes identificados como aracuã-de-barriga-branca, azulão, trinca-ferro, coleirinho, baiano, chorão, periquito-maracanã, pássaro-preto, sofrê e cardeal-do-nordeste.

Agentes ambientais fiscalizaram 14 alvos nos municípios de Capelinha, Minas Novas, Chapada do Norte, Itamarandiba e Turmalina, todos em Minas Gerais. Três pessoas foram detidas e encaminhadas para Polícia Civil.

Os investigados são acusados de manter animais em cativeiro sem licença, ou em desacordo com o documento, e de usar selos públicos falsificados.

A operação teve a participação de cinco policiais militares das companhias de Capelinha e Minas Novas. O Instituto Estadual de Florestas (IEF) ofereceu apoio ao transporte dos animais até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Montes Claros.

 

Sispass

Desde a publicação da Lei 5.197/1967, a criação de animais silvestres depende de autorização do órgão ambiental competente. A captura na natureza é proibida.

Até 2011, a autorização era concedida exclusivamente pelo Ibama.  Com a edição da Lei Complementar nº 140/2011, esta atribuição passou a ser compartilhada com estados, municípios e o Distrito Federal.

Atualmente, há dois sistemas de controle de criação de animais silvestres em cativeiro no Brasil: o Sispass, para criação amadorista de passeriformes, e o Sistema Nacional de Gestão de Fauna Silvestre (Sisfauna), para as demais categorias de criação.

O Sispass é voltado para pessoas que desejam manter em cativeiro, sem finalidade comercial, espécies nativas da ordem Passeriformes (pássaros).

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página