Serviços

Facilidades

Ibama organiza seminário internacional de proteção à fauna em caso de vazamento de óleo PDF Imprimir E-mail

Rio de Janeiro (12/12/2013) – Uma iniciativa pioneira, este 1º Seminário Internacional de Proteção à Fauna em caso de vazamento de óleo, que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 12 de dezembro, é exigência do licenciamento ambiental para as atividades de produção de petróleo da Petrobras na Bacia de Santos. Estão envolvidos cerca de 300 participantes, entre gestores públicos de órgãos ambientais federais e estaduais, pesquisadores, consultores e gerentes de meio ambiente de empresas petrolíferas. 

Estão sendo debatidos diversos aspectos da resposta a emergência com fauna, como proteção de habitats e população, estabilização e reabilitação de animais oleados e reintrodução na natureza. O objetivo é a capacitação das partes envolvidas no desafio de estruturação de uma rede de instituições que darão suporte ao futuro Plano Nacional de Proteção à Fauna em caso de vazamento de óleo.

O encontro tem a participação de especialistas de renome internacional  e no dia 13 de dezembro um grupo menor de especialistas permanecerá reunido em uma série de oficinas temáticas que permitirão o aprofundamento da discussão de procedimentos e protocolos específicos para lidar com os diferentes grupos de animais marinhos e costeiros. Eventos menores acontecerão ao longo de 2014 com vistas ao desenvolvimento de protocolos padronizados.

Ibama
Fotos: Fonte/Dilic