Serviços

Ibama fiscaliza pontos de comércio e desembarque de lagosta no litoral paraibano PDF Imprimir E-mail

João Pessoa (05/07/3012) - O Ibama realizou, nas duas últimas semanas de junho, a Operação Argus, para fiscalizar o comércio de lagostas abaixo do tamanho mínimo permitido na legislação ou capturadas com equipamentos proibidos na Paraíba. A equipe vistoriou 34 peixarias e comércios e 11 pontos de desembarque em todo o litoral, sem encontrar irregularidades. As medidas mínimas para a captura do crustáceo são de 13 cm de comprimento da cauda para a lagosta vermelha e 11 cm de comprimento de cauda para a lagosta cabo verde.

Outra atividade da equipe de fiscalização na Operação Argus foi a vistoria em comércios de tambores, que quando são abertos dos dois lados, amassados, unidos uns aos outros e lançados nas águas tornam-se recife artificial para atrair as lagostas no oceano. Esse método ilegal é chamado de marambaia, e é uma prática proibida devido aos danos que provoca ao ambiente marinho, especialmente quando aliada à pesca com uso de compressor, a qual além de ser predatória representa risco de morte para os pescadores.

Na avaliação do chefe da Divisão Técnica do Ibama na Paraíba, o  resultado foi positivo, "a presença da fiscalização do Ibama nos pontos de desembarque de pescados e estabelecimentos que comercializam lagostas é importante para mostrar à cadeia produtiva que o órgão está atento às atividades pesqueiras no estado, dissuadindo práticas de pesca predatória pela fiscalização contínua".

Christian Dietrich
Ascom Ibama/PB

 

Calendário de Notícias

 Abr   Maio 2013   Jun

DSTQQSS
   1  2  3  4
  5  6  7  8  91011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
Julianna Willis Technology