Serviços

Ibama devolve 221 aves à natureza no norte da Bahia PDF Imprimir E-mail

Salvador (20/04/2012) - Um total de 221 aves foram soltas esta semana pela equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres Chico Mendes (Cetas), em uma fazenda localizada no município de Ribeira do Pombal, distante 299 km de Salvador, região norte do estado.


Segundo o analista ambiental Joseano Torezani, que coordenou o trabalho de soltura, entre as aves libertadas se encontravam Cardeais (Paroaria dominicana), Papa-capins (Sporophila nigricollis), Sofrês (Icterus jamaicaii), Pássaros-preto (Gnorimopsar chopi) e canários (Sicalis flaveola). “Muitas dessas aves foram apreendidas durante a operação Via Ápia, realizada pelo Ibama nessa mesma região, sendo levadas ao Cetas Chico Mendes para receberem tratamento médico veterinário e serem reabilitadas para a soltura”, destacou Joseano.

O analista informou que o trabalho, executado entre os dias 16 e 20/04, compreendeu a captura das aves nos recintos do Cetas, o acondicionamento adequado delas nas caixas de transporte, o transporte, a soltura das mesmas no recinto de aclimatação, a soltura e o monitoramento das aves pós-soltura.

Antes da liberação no seu habitat, as aves foram devidamente marcadas com anilhas coloridas, o que vai possibilitar a partir de agora o acompanhamento técnico dos animais. Paralelo ao trabalho de soltura foi realizado um trabalho de educação ambiental na escola da comunidade próxima a área de soltura, Escola Municipal Luzia Francisca Conceição. Segundo Joseano, foram feitas palestras que abordaram temas como a importância dos animais para o meio ambiente, o perigo das zoonoses, o tráfico de animais silvestres e a participação da comunidade local para a preservação ambiental.

Carlos Garcia
Ascom – Ibama/BA