Serviços

Facilidades

Conama aprova redução das emissões de gases poluentes por motos e máquinas agrícolas PDF Imprimir E-mail

Brasília (27/05/2011) – Mais um passo foi dado nos 25 anos do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) com a aprovação, na última quarta-feira (25), de duas resoluções pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) durante sua 102ª Reunião Ordinária, realizada na sede do Ibama, em Brasília.

A primeira estabelece a quarta fase de controle de emissões de gases poluentes (mais exigente) para ciclomotores, motociclos e veículos similares novos, denominada Fase Promot 4, atendendo, assim, a necessidade de contínuo desenvolvimento e atualização dos parâmetros de controle do Programa de Controle da Poluição do Ar por Ciclomotores, Motociclos e Veículos Similares (Promot).

A segunda dispõe sobre a inclusão das máquinas agrícolas e rodoviárias nos controles do Proconve, o que representa mais um segmento das fontes móveis sendo enquadrado no controle de emissão de poluentes atmosféricos e faz com que o produto brasileiro se apresente ao mercado internacional certificado ambientalmente, bem como estabelece limites máximos de emissão de ruídos para esse tipo de maquinário.

Segundo Paulo Macedo, coordenador de Resíduos e Emissões, do Ibama, “a aprovação destas resoluções representa mais uma etapa na caminhada bem-sucedida de 25 anos do Poconve/Promot. Elas elevam o controle da poluição do ar no Brasil ao patamar dos controles praticados pelos países desenvolvidos do mundo”.

Jucier Costa Lima
Ascom/Ibama