Projetos, Centros e Programas

Orquídeas Brasileiras

O estudo das orquídeas brasileiras extintas e ameaçadas na natureza é o principal objetivo deste projeto.

O Orquidário Nacional do IBAMA foi criado para funcionar como infra-estrutura desse projeto, sendo que suas coleções de plantas são formadas de acordo com o andamento dos estudos realizados. Os seguintes estudos já foram concluídos e publicados em livros e na forma de artigos em revistas nacionais e estrangeiras.

1 - Cattleya labiata Lindley

Monografia ricamente ilustrada sobre a Cattleya labiata Lindley, espécie de grande beleza ornamental, notadamente pelas numerosas variedades, caracterizadas pelam grande variação de colorido de suas flores. A espécie é dita a Rainha do Nordeste brasileiro.

2 - Cattleya warnei Moore

Monografia ricamente ilustrada sobre a espécie reconhecida como a Rainha do Sudeste brasileiro. Esta espécie possui também grande beleza ornamental e muitas variedades.

3 - Laelia purpurata Lindley

Espécie do sul brasileiro e flor símbolo do estado de Santa Catarina. Monografia sobre a espécie e suas variedades com grande número de ilustrações coloridas.

4 - Gênero Cyrtopodium (Espécies brasileiras.)

Estudo das espécies deste gênero que concentra sua distribuição geográfica no Brasil central.

5 - Orquídeas do Planalto Central Brasileiro.

Publicação a ser distribuída nos próximos meses.

Projetos a serem concluídos:

1 - Gênero Sobrália - Espécies brasileiras
2 - Cattleya eldorado Lyndley
3 - Cattleyas - Guttata e Leoplodii

Observação: Além das publicações, há um programa de educação ambiental na forma de posters e/ou cartazes com slogans envolvendo preservação e conservação das orquídeas.