Prevfogo
Serviços
Temas
Documentos
Acesso à informação
| Eventos |
|
|
|
6ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais - Wildfire 2015A Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais promoverá um fórum para que todas as partes interessadas dividam conhecimentos e experiências sobre metologias de manejo do fogo compatíveis com a conservação e uso sustentável dos recursos naturais, por meio de reuniões plenárias, sessões temáticas e reuniões regionais. Também haverá exibições de combate aos incêndios florestais nos quais serão demonstrados diferentes produtos e tecnologias.
2ª. Reunião das Redes Regionais de Incêndios Florestais da América do Sul, América Central e do Caribe - 2012 Entre os dias 27 e 29 de setembro de 2012, reuniram-se em Brasília, representantes das Redes Regionais de Incêndios Florestais da América do Sul, América Central e do Caribe. O objetivo desta reunião foi estabelecer estratégias de atuação conjunta entre os países da Rede da América Latina de Manejo de Fogo e aprimorar a cooperação técnica entre os países da América Latina na temática de incêndios florestais. Workshop sobre Técnicas Alternativas ao Uso do Fogo no Meio Rural - 2012De 24 a 26 de setembro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Banco Mundial, promoveu o Workshop sobre Técnicas Alternativas ao Uso do Fogo no Meio Rural. O objetivo do evento foi permitir a troca de experiências práticas e pesquisas que estão localizadas e articuladas pontualmente e o estabelecimento de uma estratégia que possa fazer as alternativas ao uso do fogo chegar de fato aos produtores rurais.
O workshop contou com palestras de pesquisadores e gestores brasileiros com experiências em alternativas ao uso do fogo nos biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga e palestras sobre as experiências existentes na República Dominicana, Bolívia e Chile.
As palestras estão disponíveis em .ppt, aqui!! Workshop Internacional: O manejo do fogo como ferramenta para a prevenção de incêndios florestais - 2012De 12 a 14 de março, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), promoveu o workshop internacional Manejo do Fogo como Ferramenta para a Prevenção de Incêndios Florestais.
O objetivo do evento foi discutir a aplicabilidade do manejo de fogo no Cerrado brasileiro, considerando os diversos aspectos dos ecossistemas e paisagens naturais bem como aspectos socioeconômicos de cada região de modo a construir estratégias de manejo e proposta de políticas públicas sobre o tema.
O workshop contou com palestras de pesquisadores e gestores brasileiros com experiência de manejo do fogo no bioma Cerrado e palestras sobre as experiências existentes nas savanas de Gana, Malawi, Moçambique, Quênia, República Democrática do Congo, Tanzânia e Zâmbia.
O fogo é um dos fatores determinantes na formação de grande parte das savanas existentes no mundo. Na África, a aplicação de queimadas controladas é uma das ferramentas mais importantes utilizadas na conservação da biodiversidade e na prevenção dos incêndios florestais. No Brasil, entretanto, predomina a política de exclusão do fogo em todos os ecossistemas, com resultados questionáveis principalmente no Cerrado e no Pantanal. Um exemplo é o aumento na ocorrência de grandes incêndios de comportamento extremo, com alto poder de destruição e elevados custos de combate nestes biomas.
Apesar dos investimentos existentes em novas tecnologias e de ser considerada uma ferramenta arcaica, que pode resultar em prejuízos ambientais diversos, muitos pesquisadores defendem a utilização do fogo no manejo do Cerrado brasileiro, a exemplo do que é realizado com sucesso em diversas partes do mundo. A utilização criteriosa do manejo do fogo pode auxiliar tanto na diminuição das emissões de CO2, através da prevenção de grandes incêndios florestais, quanto na conservação da biodiversidade do Cerrado, auxiliando no cumprimento da legislação ambiental brasileira, no Plano Nacional de Mudanças do Clima e nos compromissos internacionais firmados pelo Brasil. Sendo assim, o evento ocorreu num momento estratégico para o governo brasileiro, que tem buscado discutir políticas de desenvolvimento sustentável.
As palestras e alguns artigos sobre o tema estão disponíveis em pdf, aqui!!
|




