Serviços

Facilidades

Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas PDF Imprimir E-mail

1. O que é um Centro de Triagem de Animais Silvestres?

É todo empreendimento autorizado pelo Ibama, somente de pessoa jurídica, que tem por finalidade receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes da ação da fiscalização, resgates ou entrega voluntária de particulares.

2. O que devo fazer se quiser entregar um animal silvestre para um Cetas?

O interessado deverá procurar a Superintendência do Ibama de sua região e solicitar o endereço do Cetas mais próximo para entrega do animal.

3. O que acontece com o animal que é encaminhado ao Cetas?

Todo animal silvestre que é levado para o Cetas tem sua espécie identificada, é avaliado e, caso necessário, é tratado para ser destinado preferencialmente para programas de soltura. Nos casos em que o animal não tem mais condições de ser solto na natureza, ele poderá ser destinado para zoológicos, mantenedores ou criadouros científicos.

4. Encontrei um animal ferido, posso ficar com ele como meu bicho de estimação?

Não. Animais silvestres só podem ser criados se forem adquiridos de criadores autorizados e possuírem documentação de comprovação de origem. Quando encontrar um animal silvestre em sua residência, ligue para o órgão ambiental de sua cidade ou para o corpo de bombeiros para que eles realizem o resgate e encaminhem o animal de forma adequada para o Cetas.

5. Posso visitar os animais de um Cetas?

Não. Diferente dos zoológicos, os Centros de Triagem de Animais Silvestres são locais de recuperação de animais, não sendo permitida a visitação de pessoas.

6. Quem pode possuir um Cetas?

Qualquer pessoa jurídica que preencher os requisitos estipulados pela Instrução Normativa n. 169, de 20 de fevereiro de 2008.