Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2019 > Ibama apreende mais de 8 toneladas de agrotóxicos irregulares em 2019
Início do conteúdo da página

Ibama apreende mais de 8 toneladas de agrotóxicos irregulares em 2019

Publicado: Sexta, 20 de Dezembro de 2019, 15h48
imagem sem descrição.

Brasília (20/12/2019) - O Ibama apreendeu, ao longo do ano, 8,16 toneladas de agrotóxicos irregulares em seis estados: Amapá, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Roraima e Tocantins. O dado faz parte dos resultados da Operação Ceres, prevista no Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa) como medida de combate ao contrabando e ao uso de agrotóxicos ilegais. Agentes ambientais federais fiscalizaram 93 propriedades rurais e aplicaram 46 autos de infração que totalizam cerca de R$ 3,4 milhões.

Na etapa mais recente da operação, realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, foram apreendidos 550 kg de produtos irregulares em 9 municípios do Rio Grande do Sul. Os sete autos de infração aplicados no estado somam R$ 150 mil. Um produtor rural foi preso em flagrante por contrabando.

Entre as irregularidades mais comuns constatadas em campo estão: produtos vencidos ou trazidos do exterior de forma irregular, depósitos inadequados, reutilização de embalagens vazias e queima de resíduos.

Agrotóxicos sem registro no país são ilegais e podem produzir efeitos imprevisíveis para o meio ambiente e para a saúde humana. O contrabando desses produtos está frequentemente associado à evasão fiscal e ao tráfico de armas e drogas.

Além de coibir ilícitos relacionados a agrotóxicos irregulares, a Operação Ceres tem como objetivo evitar a contaminação da água, do solo e da fauna nativa, e proteger a saúde da população e dos trabalhadores rurais. De forma complementar, o Ibama realiza em estabelecimentos industriais a Operação Circe para verificar se as condicionantes estabelecidas no registro dos produtos estão sendo cumpridas.

Os nomes das operações são inspirados na mitologia clássica. Ceres, para os romanos, é a deusa das plantas e da agricultura. Ela equivale à deusa Deméter, cultuada na Grécia antiga. Circe era uma divindade grega associada à feitiçaria.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página