Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2019 > Ibama, ICMBio e Exército devolvem peixe-boi à natureza no Amapá
Início do conteúdo da página

Ibama, ICMBio e Exército devolvem peixe-boi à natureza no Amapá

Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 16h27
Foto: Vinícius Mendonça/Ibama
imagem sem descrição.

 

Brasília (01/11/2019) – O Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio do Exército, devolveram à natureza um peixe-boi resgatado em 2013 no Amapá. O animal, apelidado de Victor Maracá, foi transportado entre os dias 29 e 30 de outubro por 580 quilômetros entre Macapá/AP e Oiapoque/AP. O peixe-boi foi colocado em um recinto especial para adaptação no Rio Curipi, na Terra Indígena (TI) Uaçá.

O animal foi encontrado ainda filhote encalhado em rampa de embarcações na área urbana do município de Amapá/AP. Após tentativa sem sucesso de soltura imediata para que o filhote reencontrasse a mãe, técnicos do ICMBio resgataram e levaram o peixe-boi para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Macapá/AP, onde recebeu os primeiros cuidados com apoio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).

Depois da reabilitação do animal foi verificada a viabilidade de soltura próximo ao local de resgate. No entanto, foi constatado não ser possível a construção de recinto para adaptação e monitoramento inicial no município de Amapá/AP devido ao fenômeno da pororoca atingir aquela localidade.

Técnicos do Ibama e do ICMBio iniciaram buscas por um local adequado para a soltura e decidiram pela Aldeia do Manga, na TI Uaçá, município de Oiapoque/AP. Em reunião com caciques da região, com apoio da Funai, foi autorizada a construção do recinto e a comunidade indígena se dispôs a auxiliar nos cuidados com a área.

O peixe-boi deve permanecer alguns meses no recinto de ambientação sendo monitorado até ser considerado apto para a soltura definitiva.

 

Vídeo

 

Mais informações

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

 

 

 

Fim do conteúdo da página