Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2019 > Amazônia tem redução recorde em focos de incêndios florestais no período de agosto a setembro
Início do conteúdo da página

Amazônia tem redução recorde em focos de incêndios florestais no período de agosto a setembro

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 17h58
imagem sem descrição.

Brasília (03/10/2019) – A presença de mais de mil brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama em campo neste ano contribuiu para a maior redução já registrada de agosto para setembro no número de focos de calor na Amazônia legal: 16%, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Historicamente, 95% dos incêndios que ocorrem em todo o país se concentram no segundo semestre, principalmente de agosto a outubro. O pior mês é setembro, com uma média de 66 mil, o equivalente a 30% do quantitativo anual.

A redução do número de focos observada em 2019 se deve principalmente à definição bem-sucedida de prioridades de ação e à aplicação de todo o conhecimento técnico disponível para o controle das queimadas.

A aplicação da Garantida da Lei e da Ordem (GLO), que se concretizou com a Operação Verde Brasil, permitiu ainda que as Forças Armadas apoiassem as atividades de prevenção e combate a incêndios florestais realizadas pelos órgãos ambientais, em especial Ibama e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

O Ibama manterá 1.550 brigadistas contratados pelo menos até o fim de outubro para garantir a tendência de redução dos focos de incêndio e assegurar a proteção de áreas federais prioritárias, principalmente Terras Indígenas e Quilombolas, até a chegada das chuvas.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

 

 

 

Fim do conteúdo da página