Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2019 > Ibama combate incêndios florestais no Maranhão com cerca de 230 brigadistas
Início do conteúdo da página

Ibama combate incêndios florestais no Maranhão com cerca de 230 brigadistas

Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 12h20
imagem sem descrição.

Brasília (02/10/2019) – Pelo menos 230 brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama participam desde agosto de 2019 do combate aos incêndios florestais no Maranhão. Já foram realizadas ações nas Terras Indígenas (TIs) Arariboia, Bacurizinho, Cana Brava, Governador, Krikati, Porquinhos e Urucu/Juruá.

Atualmente, a operação prioriza o combate às chamas na TI Arariboia, onde vivem índios isolados do povo Awá Guajá. Aproximadamente 100 brigadistas do Prevfogo, entre indígenas locais e reforços de outros estados, atuam no local, com o apoio de 11 veículos. A partir de quinta-feira (03/10) a ação realizada na TI deve receber apoio do Exército, que oferecerá logística de acampamento e segurança.

No momento, a Operação Maranhão 2019 mobiliza 230 brigadistas do Distrito Federal, da Bahia, do Ceará, de Pernambuco, do Piauí e do próprio estado.

“Ainda não é possível afirmar as causas dos incêndios. Serão realizadas perícias para apurar a origem e causa. No entanto, o trabalho realizado nessas comunidades tem o objetivo de difundir técnicas de Manejo Integrado do Fogo para a garantir a preservação da fauna e flora, que garantem o equilíbrio da floresta e o bem-estar das comunidades indígenas que dela dependem, assim como a defesa de remanescentes de povos indígenas isolados”, disse o coordenador estadual do Prevfogo/CE Kurtis Bastos, que comanda a operação no Maranhão.

As 39 ocorrências de incêndios florestais atendidas no estado até o momento atingiram cerca de 56 mil hectares em Terras Indígenas.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página