Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2019 > Sinaflor disputa Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico com outros seis finalistas
Início do conteúdo da página

Sinaflor disputa Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico com outros seis finalistas

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 17h49
imagem sem descrição.

Brasília (17/09/2019) – O Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) do Ibama está entre os sete finalistas do Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico – E-GOV 2019. Permanecem na disputa com o Instituto os projetos: INSS Digital, do Distrito Federal; o MG APP: Mobilidade na Prestação de Serviços Públicos do Estado de Minas Gerais; o Paraná Inteligência Artificial – PIÁ; o Programa de Saúde Ambiental Digital, de Pernambuco; o Sefaz Virtual, do Rio Grande do Sul; e o SOS-Chuva (Sistema de Observação e Previsão de Tempo Severo), de São Paulo. A premiação acontecerá no dia 25 de setembro.

Antes de ganhar a atenção dos avaliadores do Prêmio E-GOV, o Sinaflor já havia despertado o interesse de organismos internacionais.

Por meio do Projeto Mecanismos e Redes de Transferência de Tecnologia Relacionadas às Mudanças Climáticas na América Latina e no Caribe, o Sinaflor inspirou o desenvolvimento do sistema de controle e monitoramento da cadeia produtiva da madeira no Suriname.

A Guatemala assinou, via Itamaraty, acordo de cooperação para transferência de tecnologia e conhecimento do Ibama ao Instituto Nacional Ambiental de Bosques (Inab) com a finalidade de aprimorar a governança ambiental no país.

Em Washington, analistas do Ibama responsáveis pelo desenvolvimento do Sinaflor apresentaram o sistema a países membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) durante o seminário GreenGov, atraindo interesses para parcerias e acordos de cooperação.

O Institute for Global Environmental Strategies, do Japão, enviou uma delegação ao Brasil para conhecer o processo de rastreabilidade da madeira no Sinaflor. Segundo os visitantes, as funcionalidades do sistema são comparáveis às da solução japonesa para controle de resíduos, considerada uma das melhores do mundo.

Em agosto, o Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) convidou o Ibama a apresentar o Sinaflor no evento Sustentabilidade da Cadeia Produtiva Florestal do Brasil, que ocorrerá em 18 de setembro, na 28ª edição da CasaCor Brasília. A exposição, considerada a mais completa das Américas sobre arquitetura, design de interiores e paisagismo, receberá representantes de mais de 30 embaixadas, convidados para conhecer os mecanismos de controle que permitem confirmar a origem legal e sustentável da madeira a ser exportada.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página