Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2019 > Ibama realiza soltura de aproximadamente 200 pássaros no Espírito Santo
Início do conteúdo da página

Ibama realiza soltura de aproximadamente 200 pássaros no Espírito Santo

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 16h52
imagem sem descrição.

Brasília (11/09/2019) – O Ibama devolveu à natureza nesta terça-feira (10/09) 174 pássaros recebidos e reabilitados em Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto. A soltura dos coleiros, tico-ticos e canários da terra foi realizada em área de ocorrência natural das espécies no Espírito Santo.

Em 2018, os Cetas do Ibama reintroduziram em habitats naturais 34,5 mil animais apreendidos em ações de fiscalização, resgatados por policiais militares ou entregues voluntariamente.

Neste ano, dos 1.726 animais que chegaram ao Centro de Triagem de Serra (ES), 42% já foram reintroduzidos na natureza. O aumento do número de solturas realizadas pelo Cetas do Espírito Santo nos últimos anos deve ganhar novo impulso com a ampliação prevista para a unidade, que permitirá o atendimento de 10 mil animais por ano.

A obra será realizada com recursos da Fundação Renova, criada pela mineradora Samarco e suas controladoras (Vale e BHP), para conduzir programas de reparação e compensação socioambientais em resposta ao desastre causado pelo rompimento da barragem de Fundão em Marina (MG) em novembro de 2015.

Entre as funções dos Centros de Triagem estão a identificação, a triagem, a avaliação, a reabilitação e a destinação adequada de animais silvestres.

Embora desejável, o retorno à vida livre nem sempre é possível. Animais em condições físicas que tornam inviável a sobrevivência em ambiente silvestre geralmente são encaminhados a zoológicos e criadouros autorizados.

Os trabalhos realizados nos Cetas também contribuem para pesquisas científicas e atividades de ensino e extensão.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página