Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2019 > Ibama e Polícia Federal interditam 12 madeireiras por fraudes em sistemas oficiais de controle em Mato Grosso do Sul e no Paraná
Início do conteúdo da página

Ibama e Polícia Federal interditam 12 madeireiras por fraudes em sistemas oficiais de controle em Mato Grosso do Sul e no Paraná

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 17h29
imagem sem descrição.

Brasília (30/08/2019) – Agentes do Ibama e da Polícia Federal (PF) cumpriram 10 mandados de busca e apreensão, 12 de interdição e outros 12 de suspensão de atividade econômica contra madeireiras nos municípios de Campo Grande, Ponta Porã, Dourados e Sete Quedas, em Mato Gross do Sul, e Umuarama, no Paraná.

As empresas vinham sendo investigadas desde 2017 por suspeita de fraude no sistema que emite o Documento de Origem Florestal (DOF). Os infratores comercializaram 3.767 metros cúbicos de madeira, o equivalente a cerca de 150 caminhões carregados, por meio de documentação falsa.

Empresas de fachada eram cadastradas no sistema DOF com o objetivo de gerar saldos fictícios de produtos florestais para acobertar transações com madeira ilegal. Os infratores também emitiam guias de comercialização e transporte com volumes superiores aos cadastrados na plataforma oficial de controle.

O proprietário de uma madeireira que teve o acesso ao sistema DOF bloqueado chegou a criar uma filial para dar continuidade às atividades irregulares.

A PF investiga se além das fraudes foram cometidos crimes ambientais.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página