Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2019 > Ibama e PM Ambiental apreendem 193 animais silvestres em SP
Início do conteúdo da página

Ibama e PM Ambiental apreendem 193 animais silvestres em SP

Publicado: Terça, 16 de Julho de 2019, 09h24
imagem sem descrição.

Brasília (15/07/2019) – Operação de combate à criação e comércio ilegal de fauna silvestre realizada na última sexta-feira (12/07) pelo Ibama em parceria com a Polícia Militar Ambiental de São Paulo resultou na apreensão de 193 animais silvestres em Salto (SP).

Dois Jabutis Piranga (Chelonoidis carbonarius), espécie da fauna silvestre nativa, e 191 serpentes exóticas eram mantidos irregularmente em residência do município.

A apreensão é resultado do monitoramento de remessas e encomendas postais realizado pela Unidade Técnica do Ibama no aeroporto de Viracopos em conjunto com a PM Ambiental, em Campinas (SP).

O responsável foi autuado em R$ 49 mil por introduzir espécie exótica no país sem licença ambiental e manter animais silvestres da fauna nativa de forma irregular. As informações reunidas durante a ação fiscalizatória serão encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF) para apuração de responsabilidade criminal.

Equipes da Vigilância Sanitária e de Controle de Zoonoses do município de Salto foram acionadas para encerrar as atividades de biotério (criadouro de roedores para alimentação das serpentes) que funcionava na residência do infrator.

Os animais apreendidos foram encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Associação Mata Ciliar, em Jundiaí (SP).

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

 

 

Fim do conteúdo da página