Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2019 > Ibama apreende 12 toneladas de camarão rosa em SC
Início do conteúdo da página

Ibama apreende 12 toneladas de camarão rosa em SC

Publicado: Quinta, 16 de Mai de 2019, 14h14
imagem sem descrição.

Brasília (16/05/2019) - O Ibama apreendeu cerca de 12 toneladas de camarão rosa (Farfantepenaeus paulensis) durante o defeso da espécie em Santa Catarina. Agentes ambientais realizaram até o momento mais de 70 vistorias em empresas do estado e aplicaram R$ 350 mil em multas por irregularidades na pesca de arrasto ou ausência de documentação de origem do produto. Parte significativa dos estabelecimentos vistoriados estava em dia com as exigências ambientais.

Além de abordagens a embarcações em portos e locais de desembarques, a equipe de fiscalização montou barreiras fluviais e terrestres. Estruturas clandestinas de beneficiamento que já haviam sido mapeadas também foram inspecionadas.

Sobrevoos periódicos permitiram qualificar o esforço de captura pela frota industrial em alto mar.

Desde o início do defeso, em 1 de março, foram protocolados no Instituto mais de 150 declarações de estoque. As respectivas guias de transporte foram emitidas no prazo definido com o Setor Pesqueiro.

Todo o camarão apreendido foi doado a instituições sem fins lucrativos e ao programa de segurança alimentar Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc). 

As informações reunidas serão encaminhadas para apuração de eventual responsabilidade criminal dos infratores.

O camarão rosa se desenvolve durante o verão, em berçários naturais localizados principalmente na Lagoa dos Patos (RS) e em Laguna (SC). Nesse momento, parte da população da espécie é capturada por pescadores artesanais e o restante migra para o ambiente marinho, onde se reproduz. O objetivo do defeso é resguardar o período reprodutivo do crustáceo com a proibição da pesca de arrasto.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página