Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2019 > Ibama controla número recorde de focos de calor em RR
Início do conteúdo da página

Ibama controla número recorde de focos de calor em RR

Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 18h11
Operação Roraima Verde
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (30/04/2019) – O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama controlou na segunda metade de abril incêndios florestais que atingiam as terras indígenas São Marcos, Raposa Serra do Sol, Araçá, Serra da Moça, Tabalascada, Malacacheta e Canauanim, que totalizam cerca de 2,5 milhões de hectares em Roraima.

Em março, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) havia identificado 2.433 focos de calor na região, índice mais elevado nos últimos dez anos. Somente nos dez primeiros dias de abril, foram registrados outros 853. Em 2018, haviam sido contabilizados 181 focos no mesmo período.

Os preparativos para o enfrentamento do período de estiagem no estado tiveram início em setembro de 2018, com a seleção, capacitação e contratação de 116 brigadistas temporários.

Em novembro começaram as atividades de prevenção, educação ambiental e definição de cronograma para queimas controladas. Antes que o ano chegasse ao fim, já haviam sido realizadas 605 queimas prescritas em áreas de lavoura, 105 atividades de conscientização sobre problemas relacionados ao fogo e 82 queimadas controladas de roça com a participação das comunidades.

O combate aos incêndios florestais foi iniciado em janeiro. O maior risco foi constatado em Pacaraima, onde incêndios simultâneos ameaçavam comunidades indígenas e a linha de transmissão de Guri.

Além dos 116 brigadistas, foram mobilizados 11 técnicos, três helicópteros, 13 caminhonetes e um caminhão para combate às chamas. Algumas prefeituras municipais contribuíram com apoio logístico.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015




 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página