Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2015 > Ibama intensifica ações de fiscalização de crimes contra a fauna no MS
Início do conteúdo da página

Ibama intensifica ações de fiscalização de crimes contra a fauna no MS

Publicado: Segunda, 23 de Fevereiro de 2015, 09h58 | Última atualização em Quinta, 04 de Maio de 2017, 15h45
Operação Ibama
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Campo Grande (23/02/2015) –  No último final de semana, o Ibama realizou uma ação de fiscalização que resultou na autuação e na detenção de um infrator no município de Itaquiraí/MS.

Na ocasião, foram apreendidos dois canários-belgas que estavam sendo mantidos em situação extrema de falta de condições de higiene e sanidade, configurando-se o crime de abuso e maus-tratos a animal doméstico.

O autuado mantinha também em cativeiro filhotes de psitacídeos e pássaros capturados na natureza. Além das aves, foram encontradas com o infrator uma pele de jaguatirica, três espingardas de caça e munições de diversos calibres. As multas aplicadas ao infrator totalizaram R$ 19,5 mil e os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas) em Campo Grande.

O infrator confirmou que havia capturado seis coleiros do brejo e um curió nas matas e brejos da região e alegou que os filhotes de papagaio e maritaca que criava teriam caído de ninhos e foram por ele coletados.

O município de Itaquiraí, localizado a 410 km da capital, está em região com o maior índice de captura de aves da fauna silvestre nativa no estado, de onde saem, principalmente, filhotes de papagaios e araras para abastecer o comércio ilegal em estados como Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

A operação contou com o apoio de agentes da Polícia Federal do município de Naviraí, que conduziram o infrator para a delegacia do município, onde permaneceu detido pela prática dos crimes ambientais e porte ilegal de armas de fogo.

Ascom/Ibama/MS

Foto: Ibama/MS

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página