Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2015 > Traficante de falcões é preso em ação conjunta Brasil-Chile
Início do conteúdo da página

Traficante de falcões é preso em ação conjunta Brasil-Chile

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 13h51
Operação Cumbica
Foto: Ibama
Foto: Ibama

São Paulo (23/10/2015) – Um irlandês foi preso em flagrante nesta quinta-feira (22/10) no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos/SP, sob acusação de tráfico internacional de ovos de uma espécie rara de falcão. A operação foi realizada pelo Ibama em parceria com a Agência Ambiental do Chile e a Polícia Federal. Ele foi autuado em R$ 40 mil e responderá por crime ambiental por transportar ovos da fauna silvestre sem autorização dos órgãos ambientais competentes.

O irlandês foi flagrado com quatro ovos da espécie Falco Peregrinus, que estavam dentro de uma chocadeira na bagagem de mão. Ovoscopia confirmou que três tinham embrião formado. Nos dois volumes despachados, foram encontradas duas incubadoras e equipamentos de alpinismo (cordas, mosquetão, cinto e capacete) que teriam sido usados para acessar ninhos de falcão em bordas ingrimes de desfiladeiros.

O infrator partiu de Santiago do Chile e tinha como destino o aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Lá, onde a falcoaria é muito praticada, os ovos têm mercado Operação Ibama Cumbica clandestino valorizado. O acusado, que passou mal na carceragem do aeroporto e foi internado, será apresentado à Justiça Federal. Em 2010, ele já havia cumprido dez meses de prisão na Inglaterra por transportar 14 ovos de falcão com valor estimado de até 70 mil libras cada.

A operação foi resultado de articulação entre autoridades da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites) no Brasil e no Chile. “A parceria do Ibama com a Agência Ambiental do Chile fortalece cada vez mais a integração do continente na defesa do meio ambiente”, disse o chefe da Unidade do Ibama no Aeroporto de Guarulhos, Daniel Visciano, destacando o trabalho no aeroporto internacional de São Paulo.

Verbena Fé
Assessoria de Comunicação do Ibama
Fotos: UA Ibama/Guarulhos
(61) 3316-1015

Fim do conteúdo da página