Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2015 > Ibama exige medidas para evitar mortandade de peixes na Hidrelétrica Teles Pires
Início do conteúdo da página

Ibama exige medidas para evitar mortandade de peixes na Hidrelétrica Teles Pires

Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2015, 09h12
UHE Teles Pires
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (07/10/2015) - A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) informou ao Ibama em 22 de setembro a ocorrência de mortandade de peixes durante os testes para energização das unidades geradoras 2, 3 e 4 da Usina Hidrelétrica (UHE) Teles Pires, localizada na divisa entre os estados do Pará e do Mato Grosso. Os testes foram realizados a partir de 15 de setembro e o incidente foi denunciado à ouvidoria do Ibama pela Linha Verde (0800-618080) em 23 de setembro.

As informações sobre a mortandade na UHE Teles Pires motivaram a ação de equipes de fiscalização do Ibama na área do empreendimento. Foi constatado que, durante a fase de teste das turbinas geradoras de energia, peixes foram atraídos para as máquinas. Foram emitidas duas notificações para a CHTP, exigindo a apresentação de relatório técnico sobre o caso. Uma delas solicita que sejam discriminadas as espécies e o número de peixes mortos, e a outra exige o uso de sistema anticardume no canal de fuga da UHE para impedir novas ocorrências.

As ações da CHTP estão sendo acompanhadas no processo de licenciamento ambiental de Teles Pires, com apoio da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama e do Escritório Regional em Alta Floresta. Todos os procedimentos estão sendo averiguados para a aplicação das medidas adequadas.

Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama
Foto: Arquivo/Banco de Imagens do Ibama

Fim do conteúdo da página