Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2016 > Ibama participa de conferência na África do Sul sobre comércio internacional de espécies selvagens ameaçadas de extinção
Início do conteúdo da página

Ibama participa de conferência na África do Sul sobre comércio internacional de espécies selvagens ameaçadas de extinção

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2016, 10h48
Arraia
Foto:Ibama
Foto:Ibama

Brasília (19/09/2016) – A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), acordo assinado por 183 países para garantir que o comércio internacional não ameace a sobrevivência de plantas e animais selvagens, terá sua 17ª Conferência realizada no período de 24 de setembro a 05 de outubro em Joanesburgo, na África do Sul. O evento tem o objetivo de avaliar a aplicação da convenção, incentivando os países participantes a examinar os avanços já alcançados e discutir iniciativas para melhorar a eficácia das ações de proteção. Participam da conferência representantes do Ibama e dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e de Relações Exteriores (MRE).

A Cites está em vigor desde 1975. Nessas quatro décadas, ocorreram cerca de 15 milhões de transações comerciais entre os países participantes, envolvendo as 35 mil espécies vegetais e animais listadas na convenção. Como autoridade administrativa da Cites, o Ibama tem a competência para emitir licenças de exportação/importação e reexportação para espécies de flora, fauna e recursos pesqueiros.

O Brasil apoia a proposta de inclusão, no anexo 2 da convenção, de árvores do gênero Dalbergia, que abrange diversas espécies de Jacarandá, e algumas espécies de tubarões e raias impactadas pelo comércio de barbatanas e guelras. O anexo 2 da Cites contém uma lista de espécies animais e vegetais cujas licenças para importação e exportação estão sujeitas a um controle maior. “É uma forma de fazer com que sejam estabelecidas regras para uso sustentável dessas espécies e estimular a adoção de medidas mais protetivas por todos os países que participam da convenção”, disse o coordenador-geral de Autorização de Uso e Gestão de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, João Pessoa Moreira Júnior.

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015
Foto: Henrique Anatole/Ibama

Fim do conteúdo da página