Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2018 > Ibama devolve à natureza 223 jabutis-piranga em SE
Início do conteúdo da página

Ibama devolve à natureza 223 jabutis-piranga em SE

Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 19h53
Agente ambiental do Ibama devolve jabutis-piranga à natureza em área de caatinga em SE
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (03/09/2018) – O Ibama devolveu à natureza 223 jabutis-piranga em Sergipe na última semana. A ação foi realizada em áreas de Caatinga. A maior parte dos animais (200) havia sido apreendida na última segunda-feira (27/08) em operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no município de São Cristóvão (SE). Os demais estavam em reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Aracaju (SE).

Os jabutis resgatados com o apoio da PRF foram encontrados em um sítio após denúncia. O infrator foi autuado em R$ 1,01 milhão por manter os animais em cativeiro.

O Decreto n° 6.514/2008 estabelece multa de R$ 5 mil por animal mantido em cativeiro quando a espécie integra listas oficiais de fauna brasileira ameaçada de extinção.

 

Ceará

Quatis são devolvidos à naturezaEm outra operação, analistas do Ibama no Ceará devolveram à natureza 71 animais silvestres em Tangará da Serra e Barão de Melgaço, no Mato Grosso, na última segunda-feira (03/09). Os animais haviam sido resgatados em operações de fiscalização: 38 papagaios-verdadeiros, 20 jabutis, 3 araras, 2 tucanos, 2 papagaios-moleiros, 2 macacos-da-noite, 2 quatis, 1 príncipe-negro e 1 tuiuiú.

Antes da soltura, os animais foram reabilitados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto em Fortaleza (CE), onde receberam cuidados veterinários, foram alimentados e mantiveram contato com indivíduos da mesma espécie. A soltura ocorreu em áreas preservadas adequadas para readaptação das espécies.

Os jabutis, papagaios e araras são mantidos em observação em espaço cercado nas áreas onde serão definitivamente soltos. O objetivo é possibilitar aclimatação e recuperação fisiológica dos animais no local após a viagem do Ceará ao Mato Grosso.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página