Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2018 > Ibama realiza Mobilização Nacional de Brigadas de Incêndios Florestais na Chapada dos Veadeiros (GO)
Início do conteúdo da página

Ibama realiza Mobilização Nacional de Brigadas de Incêndios Florestais na Chapada dos Veadeiros (GO)

Publicado: Sexta, 22 de Junho de 2018, 21h10
Brigadista do Prevfogo realiza treinamento na Chapada dos Veadeiros, em Goiás
Foto: Nicélio Silva/Ibama
Foto: Nicélio Silva/Ibama

Brasília (22/06/2018) – O Ibama realizou nesta semana em Cavalcante (GO), na Chapada dos Veadeiros, a I Mobilização Nacional de Brigadas de Incêndios Florestais, cinco dias de atividades para aprimoramento, avaliação e integração das Brigadas de Pronto Emprego do Distrito Federal e de quatro estados: Ceará, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins.

A iniciativa reuniu 130 brigadistas e servidores do Instituto em uma simulação de incêndio realizada com apoio da Defesa Civil Nacional e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Na ocasião, foram realizados o nivelamento de procedimentos entre as brigadas, um curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) - ferramenta gerencial que organiza e integra esforços de resposta a incidentes - e atividades de Educação Ambiental com escolas e comunidades de Cavalcante e de Teresina de Goiás.

Dois especialistas que participaram da VIII Movilizácion de Bomberos Forestales, evento semelhante realizado em 2017 na Colômbia, vieram ao país para apoiar a organização das atividades.

Segundo o chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, Gabriel Zacharias, a mobilização de brigadas segue uma tendência internacional de aprimoramento para resposta a grandes incêndios florestais. “Nossas brigadas especializadas de pronto emprego participam de operações de combate em várias partes do país. Nesta semana eles tiveram oportunidade de trocar experiências, receber novos treinamentos e uniformizar procedimentos”, disse o chefe do Prevfogo.

As Brigadas de Pronto Emprego estão preparadas para atender chamados de combate a incêndios florestais em qualquer região do país em menos de 24 horas. Os 1.565 brigadistas contratados pelo Prevfogo em 2018 estão distribuídos em 78 brigadas: 50% são indígenas.

O Programa Brigadas Federais protege diretamente cerca de 21,5 milhões de hectares em Terras Indígenas, 2,8 milhões de hectares em projetos de assentamento e 267 mil hectares em territórios quilombolas.

 

Brigadistas Indígenas

Em abril e maio, indígenas do Parque Nacional do Xingu receberam treinamento do Prevfogo em Barra do Garças (MT) para combate a incêndios florestais. Os participantes aprenderam como agir diante do fogo, como classificar os tipos de incêndio, meios de combate, manuseio de equipamentos e noções de primeiros-socorros.

Após as provas de aptidão física e de habilidade com as ferramentas de combate, 62 indígenas foram contratados para trabalhar como brigadistas.

O Ibama criou o Programa Brigadas Indígenas Federais em 2012. Desde então, realiza capacitação todos os anos. Os alunos que se destacam no treinamento são contratados por seis meses para combater incêndios florestais.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página