Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2018 > Ibama apresenta Conversão de Multas Ambientais em evento no Instituto Federal do PI
Início do conteúdo da página

Ibama apresenta Conversão de Multas Ambientais em evento no Instituto Federal do PI

Publicado: Quarta, 02 de Mai de 2018, 15h34

Brasília (02/05/2018) – O Ibama realizou seminário no Instituto Federal do Piauí (IFPI) para apresentar o Chamamento Público 01/2018, que seleciona projetos a serem desenvolvidos com recursos da Conversão de Multas Ambientais nas sub-bacias dos rios Poti, Canindé, Longá e em parte da calha do Rio Parnaíba. Cerca de 100 pessoas participaram do debate sobre o chamamento, que também contempla projetos para recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e áreas de recarga de aquíferos em dez sub-bacias nas cabeceiras do Rio São Francisco.

Os projetos desenvolvidos para a bacia do Parnaíba abrangem 213 municípios. Na bacia do São Francisco, 195 localidades podem ser beneficiadas. Estima-se o atendimento de pelo menos 5 mil famílias com ações socioambientais no Parnaíba. O prazo previsto para investimentos na região é de 10 anos.

Representantes do Estado, dos municípios, de organizações não-governamentais e de associações do Nordeste, além de professores e alunos do IFPI, debateram com coordenadores e superintendentes do Ibama o apoio que a Conversão de Multas Ambientais pode proporcionar à convivência sustentável com a semiaridez.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) apresentou técnicas para adaptação à semiaridez com geração de renda, conhecimento cuja aplicação pode ser apoiada por recursos da Conversão de Multas.

Em abril, o Ibama já havia reunido especialistas para debater a iniciativa em seminário realizado na sede do Instituto, em Brasília, com a participação de mais de 200 pessoas.

O Ibama e o IFPI discutem acordo de cooperação técnica que prevê apoio do quadro profissional e da infraestrutura tecnológica do Instituto Federal do Piauí e aproveitamento dos resultados dos projetos de Conversão de Multas para aperfeiçoamento de alunos do IFPI.

“O seminário realizado no Piauí foi mais uma oportunidade para a expansão da rede de instituições que apoiam o projeto de Conversão de Multas do Ibama e que podem submeter projetos para a recuperação das bacias hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba”, disse a chefe do setor de Projetos Especiais do Ibama, Ana Beatriz de Oliveira.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página