Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2017 > Vazamento em duto é contido após tentativa de furto em Araporã/MG
Início do conteúdo da página

Vazamento em duto é contido após tentativa de furto em Araporã/MG

Criado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 21h12 | Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 21h12
Equipe realiza reparos no duto
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (13/02/2017) – Operação de emergência realizada na área rural do município de Araporã (MG) sob orientação da Unidade Avançada do Ibama em Uberlândia conteve vazamento de gasolina no poliduto OSBRA, que tem capacidade para transportar até 1,2 milhão de litros por hora. A unidade é responsável pelo abastecimento de Brasília. Uma tentativa de furto do combustível é apontada pela Polícia Militar (PM) local como causa do derramamento. A suspeita é investigada pela Polícia Federal (PF).

O vazamento durou cerca de 12 horas e atingiu 3,5 hectares de uma vereda até ser estancado. O duto foi reparado e sua operação foi retomada normalmente na manhã da última quinta-feira (09/02). 

Cerca de 100 profissionais foram mobilizados para colocar em prática o Plano de Emergência aprovado pelo Ibama no Licenciamento Ambiental do poliduto.

Três barreiras foram lançadas para evitar a dispersão do combustível para os rios. O monitoramento da qualidade da água superficial e subsuperficial foi imediato. Cerca de 100 mil litros de combustível misturado com água foram succionados. Após cinco dias de operação, não foi verificada a presença de gasolina na água. Não há registro de animais contaminados ou mortos.

O Ibama notificou a Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), empresa responsável pelo duto, que deverá realizar o isolamento territorial da vereda, apresentar plano de remediação da área e monitorar de forma intensiva a qualidade da água no local.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página