Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2017 > Analista do Ibama participa de conferência na Alemanha sobre avaliação de riscos do uso de agrotóxicos
Início do conteúdo da página

Analista do Ibama participa de conferência na Alemanha sobre avaliação de riscos do uso de agrotóxicos

Publicado: Terça, 17 de Janeiro de 2017, 14h49
Foto: Hugo Oliveira
Foto: Hugo Oliveira

Brasília (17/01/2017) - A analista ambiental Rafaela Maciel Rebelo representou o Ibama na 16th International Fresenius Ecotox Conference – Aquatic and Terrestrial Ecotoxicology and Risk Management, realizada em dezembro na cidade de Mainz, na Alemanha. A servidora apresentou os últimos avanços de dois grupos de trabalho (GTs) que discutem a avaliação de riscos do uso de agrotóxicos no Brasil, com o objetivo de produzir normas gerais sobre o tema.

Formados por representantes da academia, de empresas e de órgãos de pesquisa, os GTs analisam as legislações internacionais, em especial a europeia e a norte-americana, com a finalidade de propor normas brasileiras sobre o risco do uso de agrotóxicos para organismos que não deveriam ser afetados pela sua aplicação. Outro objetivo é a elaboração de um manual que oriente a aplicação dessas normas.

Um dos GTs, que trata do efeito de agrotóxicos em organismos aquáticos, é coordenado por Rafaela. O outro, voltado para polinizadores, é coordenado pela analista ambiental Karina Cham, que também é servidora do Ibama e representou o Instituto na mesma conferência em 2015. Foi a terceira vez que o Ibama participou do evento.

O International Fresenius Ecotox Conference reúne representantes da comunidade científica, do setor regulado e da Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) para o debate de aspectos científicos e regulatórios de temas como segurança química e ecotoxicologia aquática e terrestre, além de assuntos relacionados com saúde ambiental e proteção do consumidor. Para os participantes, a conferência foi uma oportunidade de acompanhar a evolução da avaliação de riscos de agrotóxicos no Brasil.

A partir de 2012, o Ibama começou a aplicar conceitos e ferramentas desenvolvidos em outros países na avaliação ambiental desses produtos. Os Grupos de Trabalho criados em 2015 vão propor instrumentos mais adequados para a análise e o registro de agrotóxicos.

Avanços

Entre os avanços dos GTs, foram apresentados os resultados parciais dos mapas de vulnerabilidade ao uso de agrotóxicos em águas superficiais e subterrâneas. A intenção é construir cenários de exposição, levando em consideração a curva de sensibilidade de espécies, e propor novo regulamento técnico para avaliação dos riscos a que estão sujeitos os organismos aquáticos.

Para polinizadores, já existe proposta de norma que foi submetida a consulta pública e, em breve, será publicada pelo Ibama.

Embora sejam amplamente utilizados para proteger áreas cultivadas e prevenir pragas e doenças, os agrotóxicos podem causar poluição ambiental e efeitos adversos em organismos vivos. Por isso, autoridades governamentais de diversos países exigem a apresentação de informações científicas robustas, que permitam avaliar riscos ambientais associados a essas substâncias, de forma a incentivar o uso seguro.

Atualmente, a avaliação de riscos é empregada na fase inicial da análise de novos produtos e, de forma mais ampla, na reavaliação dos ingredientes ativos neonicotinoides – classe de insecticidas derivados da nicotina –, como Imidacloprido, Clotianidina e Tiametoxam. Seus resultados permitiram que o Ibama encomendasse diversos estudos de campo para avaliar o efeito dos neonicotinoides na população de abelhas.

"É importante mostrarmos a evolução dos trabalhos sobre o tema no Brasil e receber um retorno da experiência internacional para que nossos procedimentos estejam, sempre que possível, harmonizados com essas diretrizes", disse Rafaela.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316 1015

Foto: Hugo Oliveira

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página