Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2017 > Ibama apreende cinco aeronaves agrícolas e 16 toneladas de sementes de arroz no RS
Início do conteúdo da página

Ibama apreende cinco aeronaves agrícolas e 16 toneladas de sementes de arroz no RS

Criado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 16h37 | Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 16h37 | Última atualização em Terça, 26 de Dezembro de 2017, 17h53
Aeronave agrícola apreendida em operação conjunta do Ibama com a ANAC e a Secretaria de Agricultura do RS
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (26/10/2017) – Operação conjunta do Ibama com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul na região de Uruguaiana, Itaqui e São Borja resultou na apreensão de cinco aeronaves usadas para aplicação de agrotóxicos e 16 toneladas de sementes de arroz. Foram aplicadas multas que totalizam R$ 1,5 milhão até o momento.

O objetivo da Operação Demeter é verificar a regularidade de agricultores e empresas de aviação agrícola na aplicação de agrotóxicos, além de reprimir o uso de pesticidas contrabandeados, principalmente do Uruguai.

Das 63 aeronaves fiscalizadas, metade (51%) apresentou problemas e foi impedida temporariamente de voar pela ANAC, por questões documentais e de segurança. Cinco foram apreendidas pelo Ibama, que constatou falta de autorizações e de pátio de descontaminação, o que configura infração ambiental.

O arroz estava sendo pulverizado com agrotóxicos sem registro no país. Foram coletadas amostras de sementes para exames laboratoriais e o plantio foi proibido por medida de segurança ambiental e de saúde pública.

Também houve autuação relacionada à reutilização de centenas de embalagens de agrotóxicos usadas para guardar ferramentas, como cocho para animais, ninho para galinhas e até brinquedo de crianças.

A ação tem apoio da Comissão de Controle e Fiscalização do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) e será realizada por prazo indeterminado. Os processos administrativos serão encaminhados ao Ministério Público Federal (MPF) para responsabilização cível e criminal dos infratores.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
(61) 3316-1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página