Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2017 > Ibama e PF combatem tráfico internacional de peixes ornamentais no Aeroporto de Manaus (AM)
Início do conteúdo da página

Ibama e PF combatem tráfico internacional de peixes ornamentais no Aeroporto de Manaus (AM)

Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 18h27 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 19h26
Apreensão realizada no Aeroporto de Manaus em operação conjunta do Ibama com a Polícia Federal
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (17/10/2017) – Operação de combate ao tráfico de animais realizada pelo Ibama em conjunto com a Polícia Federal (PF) resultou na apreensão recorde de 672 peixes ornamentais no Aeroporto de Manaus (AM). Um estudante e um técnico de segurança foram presos pela PF e autuados por analistas ambientais em R$ 3,04 milhões.

Os criminosos tentavam embarcar para Tabatinga (AM), na fronteira com o Peru e a Colômbia, levando três malas com exemplares da fauna aquática brasileira. Os analistas do Ibama identificaram sete espécies na carga ilegal. Uma está ameaçada de extinção e outras duas são desconhecidas. A de maior valor comercial é o acari-zebra, vendido por mais de mil dólares a unidade.

Os animais eram transportados dentro de sacos plásticos. Duas raias e alguns peixes de pequeno porte estavam mortos. Todos os espécimes apreendidos foram doados ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Para o chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama no Amazonas, Hugo Loss, a tentativa dos traficantes de embarcar para Tabatinga (AM) é um indício de que os peixes seguiriam para países vizinhos, de onde seriam contrabandeados para diversas partes do mundo.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página