Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2017 > Ibama apreende 12 toneladas de pescado em SC
Início do conteúdo da página

Ibama apreende 12 toneladas de pescado em SC

Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2017, 19h23
Fiscal do Ibama recolhe carga apreendida em embarcação
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (19/04/2017) – Agentes do Ibama apreenderam nesta segunda-feira (17/04) em Navegantes (SC) uma embarcação com 12 toneladas de pescado e duas redes de arrasto de fundo com malhas inferiores a 90 mm, o que é proibido pela legislação ambiental. O barco também operava sem o sistema obrigatório de rastreamento por satélite.  O proprietário foi multado em R$ 272,4 mil e o caso foi enviado ao Ministério Público Federal (MPF) para apuração criminal.

Na embarcação foram encontrados cerca de meia tonelada de camarão lagostim, peixe sapo em quantidade acima do permitido e cações sem nadadeiras.

O rastreamento de embarcações pesqueiras por satélite foi instituído e regulamentado para permitir o monitoramento, a gestão da atividade e o controle das operações da frota autorizada, além de trazer mais segurança para os pescadores. O Ibama também monitora embarcações não rastreadas realizando vigilância nos portos onde ocorrem os desembarques. A ausência de rastreador pode resultar no cancelamento da autorização da embarcação.

"O combate a práticas ilegais promove a sustentabilidade do estoque pesqueiro e possibilita melhores condições de competitividade para a pesca legal”, disse o responsável pela fiscalização do Ibama em Santa Catarina, Paulo Maués.

Todo o pescado apreendido foi doado ao Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), para distribuição a entidades cadastradas.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página