Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2017 > Operação identifica loteamento na Terra Indígena Arara, no PA
Início do conteúdo da página

Operação identifica loteamento na Terra Indígena Arara, no PA

Publicado: Quarta, 22 de Março de 2017, 18h00
Caminhão da prefeitura de Medicilândia recolhe madeira doada pelo Ibama após apreensão em serraria
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (22/03/2017) – Operação conjunta do Ibama, da Polícia Federal (PF) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) iniciada em 14 de março para investigar denúncias de invasão na Terra Indígena (TI) Arara, nos municípios de Uruará e Medicilândia, no Pará, resultou no embargo de uma serraria e na apreensão de aproximadamente 150 m³ de madeira.

Os fiscais identificaram uma tentativa de ocupação às marges da Rodovia Transamazônica (BR-230), entre os quilômetros 120 e 143. Embora os infratores tenham abandonado o local antes da chegada dos agentes, foram encontradas diversas estacas fincadas com o propósito de demarcar lotes.

Uma serraria suspeita de receber madeira extraída ilegalmente da TI Arara foi embargada. As toras e a madeira serrada encontradas foram apreendidas e imediatamente doadas à prefeitura de Medicilândia (PA).

Cada instituição tinha um objetivo específico na operação. A PF atuou na investigação da invasão, a Funai na proteção territorial indígena e o Ibama no combate às infrações ambientais.

Fiscais do Instituto permanecerão em uma base da Funai por tempo indeterminado para garantir a segurança do local.
A Terra Indígena Arara, de usufruto exclusivo do povo indígena Arara, teve seus limites homologados pelo Decreto nº 399, de 24 de dezembro de 1991.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página