Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Ibama reúne instituições para seminário de diálogo sobre chamada de projetos em Santa Catarina
Início do conteúdo da página

Ibama reúne instituições para seminário de diálogo sobre chamada de projetos em Santa Catarina

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 15h09 | Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2019, 16h48

 

Brasília (27/09/2019) - O Ibama realizou o seminário de diálogo "Restauração Ecológica em Santa Catarina: como participar do chamamento do Ibama?" nos dias 17 e 19 de setembro em Florianópolis (SC) e Chapecó (SC), respectivamente, com a participação de cerca de 120 representantes de organizações públicas e privadas com atuação na cadeia da restauração ecológica em Santa Catarina.

O Chamamento Ibama nº 02/2018 está aberto até 14 de novembro para receber propostas de projetos para a restauração ecológica de áreas degradadas em diversas localidades de Santa Catarina com o uso de recursos da conversão de multas. No total, podem ser recuperados 1300 hectares de Mata Atlântica em cinco territórios no estado de Santa Catarina: Abelardo Luz, Passos Maias, Curitibanos, Rio Negrinho e Doutor Pedrinho. Cada entidade habilitada deve enviar apenas uma proposta, que pode contemplar um ou dois grupos territoriais.

A abertura do seminário foi realizada pelo Diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama (DBFlo), João Pessoa Riograndense Moreira Júnior, que destacou o caráter pioneiro da ação de recuperação ambiental em mata atlântica: “Nós estamos engajados nesta ação de recuperação ambiental e queremos que Santa Catarina seja nosso embrião nas conversões de multas do Ibama”.

O analista ambiental, chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama em Santa Catarina (Ditec/SC), Daniel Oller, ressaltou que "além do empenho e da vontade do Instituto em restaurar o meio ambiente, dessa vez temos a obrigação judicial de fazê-lo”.

O chamamento foca na recuperação de quatro espécies-alvo nativas da região: araucária, canela preta, imbuia e xaxim. “Cada proposta apresentada deve contemplar, pelo menos, uma dessas espécies-alvo, restabelecendo o ecossistema em uma área de vegetação degradada”, explicou o coordenador de Recuperação Ambiental do Instituto (Corec), Emerson Servello.

O Professor Ademir Reis indagou: “Como alcançar as metas? Conhecendo o ecossistema a ser restaurado, definindo claramente os objetivos da restauração e identificando as barreiras que impedem ou dificultam a regeneração natural e diminuem sua resiliência”.

Para ter maior sucesso na implementação do projeto e mais conhecimento sobre as áreas a serem restauradas, as organizações podem realizar parcerias que envolvam entidades e comunidades locais. “É desejável e o Ibama recomenda que as organizações que desejam participar envolvam a comunidade e povos tradicionais locais, aqueles que têm uma atuação direta no território”, afirmou Servello.

O Chamamento tem apoio do Projeto Mata Atlântica, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no âmbito da Cooperação Brasil -Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, e conta com apoio técnico da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Colaboraram também representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CR9 – ICMBio), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC).

 

Mais informações

  • Chamamento Ibama nº 02/2018
  • Assista as filmagens do evento
  • Fotos do evento (ZIP - 75 MB)
  • Download das apresentações (PDF - 42 MB)
  • Notícia relacionada: Ibama realiza o seminário “Restauração Ecológica em Santa Catarina: como participar do Chamamento do Ibama?”
  • Contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Coordenação de Recuperação Ambiental do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página