Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Sinaflor recebe melhorias para aperfeiçoar gestão florestal
Início do conteúdo da página

Sinaflor recebe melhorias para aperfeiçoar gestão florestal

Publicado: Terça, 09 de Julho de 2019, 17h56 | Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2019, 10h36

Brasília (09/07/2019) – O Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), ferramenta desenvolvida pelo Ibama para impedir fraudes e dar segurança ao comércio legal de produtos florestais no país, foi aperfeiçoado por meio de implementações realizadas desde a última quarta-feira (04/07).

O sistema recebeu seis melhorias:
1. Módulo de Análise Técnica para as Autorizações de Utilização de Matéria Prima Florestal (AUMPF);
2. Implementação da Declaração de Corte para a modalidade de POA Outros Biomas;
3. Evolução da ferramenta de Gestão de Conteúdo para as análises;
4. Declaração de Corte para as Autorizações emitidas por sistemas estaduais de controle integrados ao Sinaflor;
5. Aumento no nível de Segurança na autenticação da API SINAFLOR nos casos de integração aos sistemas Estaduais de Gestão Florestal;
6. Ampliação do número de registros na tabela de Inventário Florestal 100% e alteração das colunas de coordenadas geográficas.

Esta última melhoria possibilita aos usuários do Sinaflor lançar as coordenadas geográficas em graus decimais, com até cinco casas após a vírgula, e também coibir o lançamento das árvores fora dos limites da área de manejo florestal cadastrada pelo detentor. Além disso, no cadastro do produto, passa a ser necessário estabelecer a unidade de medida adotada no levantamento.

“O Sinaflor estará em constante evolução para atender as peculiaridades de todas as regiões do país, garantindo a transparência e controle da cadeia florestal, e acima de tudo alavancando o desenvolvimento florestal em todo o Brasil”, diz o diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama, João Pessoa Moreira.

A ferramenta controla a origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais, rastreando as autorizações de exploração, o transporte, o armazenamento, a industrialização e a exportação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em:
Fim do conteúdo da página