Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > Vazamento de 4,9 mil litros de óleo na Bacia de Campos (RJ) provoca mancha de 38 km de extensão no mar
Início do conteúdo da página

Vazamento de 4,9 mil litros de óleo na Bacia de Campos (RJ) provoca mancha de 38 km de extensão no mar

Publicado: Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 19h04 | Última atualização em Quinta, 10 de Janeiro de 2019, 20h09

Brasília (04/01/2018) - Vazamento estimado em 4.900 litros de petróleo no Campo de Espadarte, no sul da Bacia de Campos (RJ), na manhã desta quarta-feira (02/01), causou mancha de pelo menos 38 quilômetros de extensão por 20 metros de largura no mar. O produto vazou a partir de furo no casco de uma Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSO, na sigla em inglês) da Petrobras.

Para conter os danos ambientais em razão do vazamento, a Petrobras enviou três embarcações à área atingida para dispersão mecânica do óleo e aumentou o calado da plataforma, o que elevou a pressão de fora para dentro na estrutura, interrompendo o vazamento pelo furo nesta quinta-feira (03/01). Mergulhadores realizam o tamponamento do furo como medida definitiva. Há possibilidade de ocorrer desprendimento de óleo residual da estrutura da plataforma, de material impregnado no casco do navio e por diferença hidrostática em função da movimentação da embarcação.

Uma equipe de analistas do Ibama realiza vistoria na área atingida em avião equipado com sensores. Laudo técnico vai determinar a dimensão do dano ambiental e servirá de base para aplicação de sanções à Petrobras. “Até o momento não há indicativo de chegada de óleo nas praias da região e não foram avistados animais atingidos pelo vazamento”, disse a coordenadora-geral de Emergências Ambientais do Instituto, Fernanda Pirillo.

A FPSO Cidade do Rio de Janeiro está em fase de descomissionamento e sem produção desde julho de 2018, mas possui Licença de Operação (LO) válida expedida pelo Ibama. A fiscalização da segurança operacional da plataforma é atribuição da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e a manutenção da integridade da estrutura é de responsabilidade da Petrobras.

A Petrobras irá transportar o óleo restante nos tanques da FPSO Cidade do Rio de Janeiro para outros reservatórios intactos.

O Ibama, em ação coordenada com a Marinha e a ANP, seguirá monitorando a área.

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

 

 

 

Fim do conteúdo da página