Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notas > COP 14: Ibama apresenta ações para proteção de polinizadores contra efeitos nocivos de agrotóxicos
Início do conteúdo da página

COP 14: Ibama apresenta ações para proteção de polinizadores contra efeitos nocivos de agrotóxicos

Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 20h40 | Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 18h21
Foto: Ibama
Foto: Ibama

Brasília (27/11/2018) – O Ibama participa até quinta-feira (29/11) da 14ª Conferência das Partes (COP) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas, realizada em Sharm El Sheikh, no Egito. Na mesa de discussão “O Poder dos Polinizadores na Transformação da Agricultura”, o analista ambiental Carlos Tonelli apresentou ações que o Instituto desenvolveu nos últimos anos para a proteção de polinizadores contra os efeitos nocivos do uso de agrotóxicos na lavoura:

•    A publicação da Instrução Normativa nº 02/2017.
•    O Manual de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxicos para Abelhas.
•    A Seleção de Espécies de Abelhas Nativas para Avaliação de Risco de Agrotóxicos.
•    A Chamada CNPQ/MCTIC/Ibama/Associação Abelha Nº 32/2017, para apresentação de projetos de pesquisa que promovam desenvolvimento científico, tecnológico e inovação na área de insetos polinizadores.

A COP é o principal órgão da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas. Os países signatários reúnem-se a cada dois anos para firmar pactos e analisar o andamento das metas estabelecidas.

No Segmento de Alto Nível da Conferência, realizado nos dias 14 e 15 de novembro, o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, defendeu a importância de investimentos em pesquisa, desenvolvimento de tecnologias limpas e o uso reduzido de recursos não renováveis em processos produtivos.

A delegação brasileira segue na conferência acompanhando temas de interesse do país, como acesso a recursos genéticos e repartição de benefícios, biossegurança, grandes áreas marinhas protegidas, espécies ameaçadas de extinção e planejamento territorial.

 

Mais informações:

IN n° 2/2017
Manual de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxicos para Abelhas
Seleção de Espécies de Abelhas Nativas para Avaliação de Risco de Agrotóxicos
Chamada CNPQ/MCTIC/Ibama/Associação Abelha Nº 32/2017

 

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
061 3316 1015

registrado em:
Fim do conteúdo da página