Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informes > Notas > Comitê Científico da União Europeia visita o Brasil para conhecer modelos de uso sustentável do mogno e pirarucu
Início do conteúdo da página

Comitê Científico da União Europeia visita o Brasil para conhecer modelos de uso sustentável do mogno e pirarucu

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 16h38 | Última atualização em Sexta, 05 de Outubro de 2018, 15h46

Brasília (14/09/2017) – A convite do Ibama, representantes do Comitê Científico da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites) da União Europeia vieram ao Brasil com o objetivo de conhecer os mecanismos adotados pelo país para assegurar o uso sustentável do mogno (Swietenia macrophylla) e do pirarucu (Arapaima gigas). As duas espécies estão listadas no apêndice II da Cites, que enumera animais e plantas cujas licenças para importação e exportação estão sujeitas a maior controle.

Os países da União Europeia estão entre os principais importadores de mogno e pirarucu. Como signatários da Convenção, devem promover a preservação de espécies em perigo de extinção.

Os visitantes conheceram o funcionamento da cadeia produtiva e do controle da exploração de madeira, realizado da aprovação do plano de manejo até o beneficiamento e inclusão no sistema do Documento de Origem Florestal (DOF).

O grupo também recebeu informações sobre o manejo do pirarucu realizado por comunidades em unidades de conservação de uso sustentável e Terras Indígenas.

 

Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas/Ibama

registrado em:
Fim do conteúdo da página