Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Editoração

Publicado: Sexta, 23 de Dezembro de 2016, 08h56 | Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2017, 14h52

Serviços e atividades editoriais

A Coordenação de Gestão da Informação Ambiental (Cogia) é responsável, regimentalmente, pelas atividades de produção editorial e gráfica dos trabalhos técnicos e científicos produzidos pelo Ibama em todo o país. Tais serviços compreendem as etapas de seleção, análise e aprovação de originais a serem publicados, os serviços de preparação dos originais para publicação propriamente ditos e a elaboração das especificações técnicas para solicitação dos serviços gráficos, como descritos a seguir.

Comitê Editorial

Planejamento, seleção, análise e aprovação dos originais

Estes serviços são realizados pelo Comitê Editorial do Ibama, órgão consultivo e deliberativo, coordenado pela Centro Nacional de Monitoramento de Informação Ambiental (Cenima), criado pela Portaria n° 1/2013 e composto por representantes das diferentes unidades do Instituto.

A execução dessas atividades será preferencialmente para os servidores do Ibama e está baseada na política editorial, nos princípios, nas normas e nos procedimentos estabelecidos nessa portaria. Seu objetivo é regulamentar, racionalizar e facilitar o processo de produção e divulgação das informações geradas pelo Ibama, bem como assegurar que os produtos editoriais estejam condizentes com a política de ação para a preservação e a conservação do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis e para a formação de uma consciência coletiva com esta finalidade.

As solicitações para publicação de livros, folhetos, manuais, periódicos, peças de divulgação etc., em qualquer mídia ou suporte, deverão ser encaminhadas à Secretaria de Apoio Administrativo do Comitê:

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
Coordenação de Gestão da Informação Ambiental (Cogia)
Comitê Editorial
SCEN trecho 2, Edifício sede do Ibama, Bloco C
CEP: 70818-900 – Brasília/DF
 
Contato

Telefone: (61) 3316-1249
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

Produção e preparação dos originais para publicação

Após a análise e aprovação pelo Comitê Editorial, os trabalhos são incluídos no plano de atividades editoriais do Cnia e são realizados os serviços de preparação dos originais para sua impressão, realizados em duas fases:

a) Edição de texto, que compreende:

  • A organização do texto e adequação ao público, tipo e características da mídia/veículo em que será publicado, de modo a torná-lo mais agradável, claro, fácil de ler e apropriado à sua funcionalidade;
  • Revisão de linguagem e conteúdo, conforme as normas e padrões da língua;
  • Adequação de linguagem ao público da publicação;
  • Adequação às normas e padrões da editora do Ibama.

b) Elaboração do projeto gráfico e formatação do texto, que engloba:

  • Escolha do formato da publicação, dos tipos e fontes a serem empregados;
  • Criação de capa;
  • Diagramação do texto;
  • Tratamento das imagens;
  • Preparação da arte-final e dos arquivos que serão enviados para impressão.

Produção gráfica

A impressão das publicações é realizada por meio da contratação de serviços de terceiros, feita pelo Departamento de Administração do Ibama, sob coordenação da Cogia. A realização desta etapa compreende:

a) Elaboração das especificações técnicas dos serviços a serem realizados

b) Acompanhamento gráfico e aprovação dos serviços contratados.


Por que é preciso submeter os trabalhos a serem publicados à avaliação do Comitê Editorial?

Porque de acordo com a política editorial do Ibama estabelecida na Portaria nº1/2013, nenhum trabalho técnico, científico e de educação ambiental poderá ser publicado pelo Ibama sem a apreciação e aprovação do Comitê Editorial.

a) O autor, devido à sua familiaridade com o assunto e proximidade ao texto, quase sempre comete lapsos e equívocos que ele próprio não identifica em sucessivas leituras de seu trabalho.

b) Mesmo os orientadores acadêmicos, formalmente responsáveis pelo acompanhamento da produção, pelos mesmos motivos, estão sujeitos a tais enganos e lapsos.

c) Já o revisor, alheio ao texto, os identificará com mais clareza e encontrará formas ou termos mais adequados a cada situação.

Links úteis

Formulário de convocação para compor banco de pareceristas do Comitê Editorial do Ibama

Formulário de inscrição ad hoc para compor banco de pareceristas do Comitê Editorial do Ibama

Formulário para apresentação das proposições para publicação

 

Fim do conteúdo da página