Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias 2016 > Ibama publica avaliação dos impactos econômicos e benefícios do Proconve
Início do conteúdo da página

Ibama publica avaliação dos impactos econômicos e benefícios do Proconve

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2016, 16h05

Brasília (18/11/2016) – Está disponível no site do Ibama o livro Avaliação dos Impactos Econômicos e dos Benefícios Socioambientais do Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores). A obra descreve a evolução do programa, seu alcance, sua relevância para o controle de emissões veiculares e as principais mudanças tecnológicas na produção automobilística do país. Também apresenta os principais resultados relacionados direta ou indiretamente ao programa para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda.

A emissão de gases tóxicos por automóveis atualmente é 90% menor que a registrada em 1986, quando o Proconve foi criado. Só na região metropolitana de São Paulo, a liberação de monóxido de carbono na atmosfera foi reduzida em 60%. Estima-se que 14.495 mortes tenham sido evitadas com a redução da poluição, resultando em uma economia de aproximadamente R$ 1,3 bilhão em assistência médica. Esses são apenas alguns dos benefícios ambientais e socioeconômicos apresentados no livro, que aponta a importância do programa para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida no contexto da Política Nacional do Meio Ambiente.

O Proconve foi criado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) com o objetivo de reduzir e controlar a contaminação atmosférica e a emissão de ruído por veículos automotores nacionais e importados, regulando a fabricação de carros, motos, ônibus, caminhões, máquinas agrícolas e rodoviárias. O programa completou 30 anos em 2016.

Mais informações:

Avaliação dos Impactos Econômicos e dos Benefícios Socioambientais do Proconve

Assessoria de Comunicação do Ibama
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3316-1015

Fim do conteúdo da página