Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Áudios
Início do conteúdo da página
Central de conteúdos > Áudios

Incêndios florestais

Spots para rádio

O NCEA produziu 15 (quinze) spots para rádio, em parceria com a Universidade Católica de Brasília. Cada spot tem 30 segundos de duração e aborda a temática das queimadas e incêndios florestais em suas múltiplas facetas.

Os temas nomeados formam o mosaico das preocupações do Prevfogo: causas e efeitos das queimadas e dos incêndios florestais, contribuições ao aumento da concentração dos gases de efeito-estufa na atmosfera, risco global, mudanças climáticas, segurança climática, hídrica e alimentar, vulnerabilidade social, responsabilidade social, sustentabilidade, conectividades, alternativas de soluções, cooperação, atitudes pessoais, sensibilização e outros.

O ecoterrorismo, a imputação da ecoculpa e o ecocatastrofismo, acoplados ao proibitismo enfático e o constante uso do NÃO, foram intensamente praticados nas últimas décadas, nos múltiplos processos de Educação Ambiental. Tais abordagens nãoproduziram os resultados esperados.

Por essa razão os textos sugeridos abrigam uma metodologia de sensibilização baseada na reflexão. Assim, optou-se por um processo de sensibilização, de estímulo á dimensão afetiva, não apenas cognitiva. Dessa forma, não há proibições nem tons condenatórios, mas, elementos para reflexões mesclados com informações. Circulam nas vias das emoções, a bordo de informações técnicas (quando se falam das aves e seus ninhos queimados, por exemplo), afastando-se da pieguice e dos chavões.

Evitou-se a imposição de ações. Apenas mostram-se os elementos. A decisão de internalização ou não (conscientização) é pessoal.

Nos textos, oferece-se uma diversidade de situações de modo a proporcionar aos ouvintes, alternativas de escolhas ajustáveis às suas realidades sociais, econômicas, políticas, ecológicas, culturais e éticas.

Tempo: 30 segundos.
Produção: NCEA/Prevfogo/Ibama/MMA (texto de Genebaldo Freire Dias).
Apoio: Centro de Rádio e TV do Departamento de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília.

Havendo interesse em reproduzir o material, favor entrar em contato com o Prevfogo/Ibama:
-Telefones e endereço
-E-mail: prevfogo@ibama.gov.br

 

Fim do conteúdo da página