Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fiscalização ambiental > Denúncias > Fiscalização e proteção > Fiscalização > Projetos apoiados com recursos do Fundo Amazônia
Início do conteúdo da página

Projetos apoiados com recursos do Fundo Amazônia

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 09h00 | Última atualização em Segunda, 09 de Abril de 2018, 12h19

Prevfogo
Projeto de Fortalecimento do Controle e do Monitoramento Ambiental para o Combate ao Desmatamento Ilegal na Amazônia (Profisc I)
Projeto de Fortalecimento do Controle e do Monitoramento Ambiental para o Combate ao Desmatamento Ilegal na Amazônia (Profisc I-B)

 

 


Prevfogo

O projeto tem como objetivo a estruturação física e operacional do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e a promoção da educação ambiental para sensibilizar e capacitar atores locais com a finalidade de monitorar, prevenir e combater incêndios florestais e queimadas não autorizadas no bioma Amazônia.

O projeto contempla o fornecimento de infraestrutura, tais como equipamentos, ferramentas e veículos, para apoiar o monitoramento e combate a incêndios e queimadas não autorizadas.

Mais informações

Fundo Amazônia - Projeto Prevfogo

 

Voltar para o topo


Projeto de Fortalecimento do Controle e do Monitoramento Ambiental para o Combate ao Desmatamento Ilegal na Amazônia (Profisc 1)

O Projeto de Fortalecimento do Controle e do Monitoramento Ambiental para o Combate ao Desmatamento Ilegal na Amazônia (Profisc 1) tem como objetivo fortalecer o controle e o monitoramento ambiental para aumentar a capacidade de dissuasão das infrações ambientais e influenciar a redução da taxa de desmatamento na Amazônia.

O projeto terá duração de 15 meses, a partir da data da contratação, com orçamento total previsto de R$ 56.295.964,63 oriundos do Fundo Amazônia que serão utilizados para assegurar os meios de transporte adequados para a prática das fiscalizações.

Mais informações

• Fundo Amazônia - Projeto de Fortalecimento do Controle e do Monitoramento Ambiental para o Combate ao Desmatamento Ilegal na Amazônia (Profisc I)

 

Voltar para o topo


Profisc I-B

O Profisc I-B é uma continuidade do apoio anterior do Fundo Amazônia à autarquia (Projeto de Fortalecimento do Controle e do Monitoramento Ambiental para o Combate ao Desmatamento Ilegal na Amazônia (Profisc I) e tem como objetivo apoiar as atividades do Ibama de fiscalização ambiental e controle do desmatamento na Amazônia Legal.

O projeto terá duração de 36 meses, com orçamento total previsto de R$ 140.264.000,00 oriundos do Fundo Amazônia, que serão utilizados para assegurar os meios de transporte adequados para a prática das fiscalizações.

As atividades serão concentradas nas regiões que sofrem maior pressão de desmatamento, de acordo com alertas emitidos pelo sistema DETER, entre outros.

A operação será efetivada por meio do aluguel de caminhonetes e helicópteros para serem usados nas ações de fiscalização em campo.

Cabe destacar que o projeto se insere na excepcionalização estabelecida pelo Comitê Orientador do Fundo Amazônia (conforme consta no documento “Focos para apoio do Fundo Amazônia no biênio 2017 e 2018”) quanto à condicionante de adicionalidade de recursos para “projetos que visem dar continuidade ou aprimorar a fiscalização ambiental e o controle do desmatamento, apresentados por órgãos ou instituições públicas federais ou estaduais com mandato legal para realizar ações de fiscalização”.

Mais informações

Fundo Amazônia - Projeto de Fortalecimento do Controle e do Monitoramento Ambiental para o Combate ao Desmatamento Ilegal na Amazônia (Profisc I-B)

 

Voltar para o topo


 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página