Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Consultas Públicas > Consulta pública para criação de Resolução Conama sobre “Manejo Florestal Sustentável no bioma Caatinga”
Início do conteúdo da página

Consulta pública para criação de Resolução Conama sobre “Manejo Florestal Sustentável no bioma Caatinga”

Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 10h19 | Última atualização em Sexta, 29 de Outubro de 2021, 10h19

Brasília (29/10/2021) – Está aberta consulta pública para proposta de criação da Resolução Conama sobre “Manejo Florestal Sustentável no bioma Caatinga”. Os interessados poderão contribuir com o envio de comentários e sugestões até o dia 04/12/2021, por meio do preenchimento de um formulário eletrônico.

As Resoluções Conama são deliberações vinculadas às diretrizes e normas técnicas, critérios e padrões relativos à proteção ambiental e ao uso sustentável dos recursos ambientais. Sob essa conjuntura, o texto da proposta foi produzido pelo Grupo de Trabalho para a Promoção das Boas Práticas de Gestão Ambiental e Fortalecimento do Uso Sustentável dos Recursos Naturais Renováveis no Bioma Caatinga (GT Caatinga), instituído pela Portaria nº 1002, de 24 de abril de 2020.

O GT conta com a cooperação técnica internacional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), visando a implementação do projeto intitulado "Agricultura sostenible y resiliente em ALC: implementación de instrumentos de monitoreo e evaluación". O documento, escrito nos moldes existentes para a Amazônia, é resultado da análise de décadas de pesquisa científica sobre o Manejo Sustentável da Caatinga. Seu resultado contou, também, com a participação dos órgãos ambientais locais.

Ao todo, foram onze reuniões com mais de dez instituições de pesquisa - universidades, institutos federais, Rede de Manejo da Caatinga, dentre outras – juntamente com os órgãos ambientais estaduais que atuam no bioma e, também, com o Serviço Florestal Brasileiro. A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) participou ativamente dessa etapa do projeto.

O Ibama conta com a participação de toda sociedade civil na promoção da conservação e do uso sustentável desse importante bioma.

Mais informações

Serviço

 

Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo)
Assessoria de Comunicação do Ibama

Fim do conteúdo da página