Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa Amazônia sem Fogo

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2016, 16h36 | Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2017, 09h50

No âmbito das iniciativas promovidas pelo Governo brasileiro em defesa da floresta amazônica, a Direção Geral da Cooperação Italiana ao Desenvolvimento – D.G.C.S. e o Ministério do Meio Ambiente brasileiro, realizam desde 1999 o Programa Amazônia sem Fogo.

O Programa visa à redução dos incêndios florestais e a melhoria das condições de vida dos produtores residentes nas comunidades rurais. Para tanto, integra ações de emergência e desenvolvimento através de atividades formativas de capacitação, divulgação e negociação nas comunidades rurais, permitindo no futuro, fortalecer os componentes locais de prevenção e de resposta aos incêndios florestais, promovendo a difusão de alternativas às práticas agrícolas fogo. Além disso, busca melhorar a eficiência e a eficácia de intervenção das ações do Governo brasileiro destinadas a ampliar localmente a aplicação das metodologias previstas para o desenvolvimento sustentável do território.

Participam da execução da iniciativa a Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR/MMA), o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama) e instituições e entidades locais.

Depois de 10 anos de experiências o Brasil foi reconhecido como centro de referência regional para redução do fogo. O Programa se transformou em política de governo e segue para uma nova fase na América Latina. Os trabalhos já se iniciaram na Bolívia e o Equador também já solicitou apoio.

Fim do conteúdo da página