Recursos Formacionais PDF Imprimir E-mail


Objetivando oferecer subsídios para o desenvolvimento do processo de Educação Ambiental sobre a temática das queimadas e incêndios florestais, o Núcleo de Comunicação e Educação Ambiental - NCEA do Prevfogo/Ibama, elabora, aplica, disponibiliza* e avalia um conjunto de recursos formacionais dentre os quais se destacam:

 

*As artes-finais de todos os materiais são disponibilizados para reprodução em parcerias mediante solicitação por escrito ao Prevfogo/Ibama, detentor dos direitos autorais (Lei 9610/98).

 

Havendo interesse em reproduzir algum dos materiais abaixo, favor preencher o formulário e enviá-lo devidamente assinado para o Núcleo de Comunicação e Educação Ambiental do Prevfogo/Ibama. O formulário pode ser entregue pessoalmente, pode ser enviado (digitalizado) para o email Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. e Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou por correio para o endereço Ibama - SCEN Trecho 2 - Ed. Sede - CEP 70818-900 - Brasília-DF.

 

 


 

1. Plataforma de Análise Sistêmica “Mudanças Climáticas Globais, Queimadas e Incêndios Florestais”

No formato de um folder de quatro partes a plataforma reúne em um único diagrama de conectividades, as causas e as consequências (para a sociedade e para os ecossistemas) das queimadas e dos incêndios florestais. Acentua as suas contribuições ao agravamento das mudanças ambientais globais, com ênfase nas mudanças climáticas. Assinala as alternativas de soluções.

 

Sob enfoque sistêmico permite visualizar e facilitar a compreensão das interrelações entre os múltiplos fatores envolvidos na temática, focalizando a biodiversidade, os recursos hídricos, os solos, a segurança climática e alimentar e a vulnerabilidade social.

 

Essa plataforma serviu de base (marco referencial) para a construção de todos os recursos formacionais do NCEA, e foi construído coletivamente com o aporte de informações de todos os núcleos do Prevfogo/Ibama.

 

 


2. Vídeo: “FOGO, CLIMA e VIDA"

O vídeo transcodifica o conteúdo da Plataforma de Análise Sistêmica, ou seja, descreve, com imagens e sons, as principais causas das queimadas e dos incêndios florestais e suas consequências para a sociedade e para os sistemas naturais.

 

Sem enfoque apocalíptico ou ecoderrotista, narra de forma dinâmica e objetiva os problemas gerados pelas práticas de uso do fogo na vegetação, ao tempo em que promove um chamamento à participação de todos para o enfrentamento desse desafio evolucionário.

 

Utilizando imagens de alta qualidade e técnicas de filmagem para cinema, o vídeo busca formar agendas positivas em torno da temática.

 

Tempo: 9 minutos.

Produção: NCEA/Prevfogo/Ibama/MMA (texto de Genebaldo Freire Dias).

Direção: Daniel Pinheiro Farias.

Produtora: Apoio3 Comunicação, Brasília, DF, 2010.

Apoio: IICA, Codevasf, Programa de Revitalização do Rio São Francisco.


3. Livreto: “FOGO NA VIDA”

Sem configurar a esterilidade de um texto técnico o livreto reúne um conjunto de elementos para a percepção dos cenários e desafios socioambientais gerados pelo uso do fogo na vegetação e suas contribuições às mudanças ambientais globais.

 

Dá-se ênfase às mudanças e segurança climáticas, perda da biodiversidade, segurança alimentar, recursos hídricos e vulnerabilidade social. É uma contribuição ao processo de Educação Ambiental direcionado a tais desafios evolucionários.

 

Dividido em 10 capítulos e dois anexos, trata da mudança climática global e o status das queimadas e incêndios florestais no Brasil, como elemento de forçamento dos cenários de segurança climática, alimentar e vulnerabilidade social, examina os principais constrangimentos culturais, as principais causas das queimadas e dos incêndios florestais, os fatores que contribuem para o fogo na vegetação, as principais consequências para a sociedade e para os ecossistemas, bem como as alternativas ao uso do fogo. Apresenta ainda uma coletânea de citações de pesquisadores brasileir@s sobre a temática e as contribuições do Prevfogo/Ibama no processo de prevenção e combate. Anexa sugestões de atividades práticas de educação ambiental e um resumo da legislação ambiental brasileira pertinente ao tema.

 

80 páginas, 2010.

Produção: NCEA/Prevfogo/Ibama/MMA (texto de Genebaldo Freire Dias).

Apoio: IICA, Codevasf, Programa de Revitalização do Rio São Francisco.

 


4. Filipeta

A filipeta é um folheto contendo informações simplificadas e resumidas sobre as consequências das queimadas e dos incêndios florestais, algumas recomendações e alternativas ao uso do fogo.

Por ser um material de baixo custo de reprodução, pode ser distribuído a grandes públicos, porém, com o cuidado de direcioná-los a grupos de identificado interesse para evitar desperdícios.

Tamanho: 24×11 cm, folheto, em cores.

Produção: NCEA/Prevfogo/Ibama/MMA (texto de Genebaldo Freire Dias).

 

(FRENTE) (VERSO)

 


5. Prancheta Lúdica

Destinado à promoção de atividades lúdicas sobre a temática das queimadas e incêndios florestais juntos ao público infantil. Trata-se de um jogo de trilha no qual o participante é informado sobre as causas e consequências do uso do fogo na vegetação, ao tempo em que se envolve em tomada de decisões que o estimulam à prática de valores e posturas éticas em prol da qualidade de vida.

Formato: 40×25 cm, em cores;

Produção: NCEA/Prevfogo/Ibama/MMA (texto de Adiraci Oliveira de Almeida, Nilva Batista da Silva e Sabrina Rodrigues Silva; Ilustrações: Ilnar Moreira Gomes).

 


6. Caderno Infantil “Fogo, desafios e sonhos”

A saga das queimadas e incêndios florestais é apresentada nesse caderno, em forma de revista em quadrinhos, destinada ao público infantil.

 

Em desenhos primais, conta uma estória de trás para a frente, sobre o sucesso alcançado em substituir o uso do fogo na vegetação por outras práticas alternativas.

 

Com o cuidado de afastar-se de chavões e estereótipos, focalizam-se as causas e as consequências das queimadas e dos incêndios florestais no ambiente familiar e comunitário.

 

Enfatiza-se que tais prejuízos foram decorrentes de práticas agrícolas ultrapassadas.

 

Focalizam os transtornos sofridos por seus familiares e conhecidos como a perda de safras e de patrimônios diversos, a interrupção do fornecimento de energia elétrica, acidentes nas estradas e nos aeroportos, o grande número de crianças e idosos nos hospitais por causa da poluição do ar, a morte de animais silvestres e outros.

 

Tais eventos são conectados à teia de interações que agravam o quadro das mudanças climáticas cujos cenários já são conhecidos.

 

Acentuam-se a educação e a cooperação como processos decisivos para se atingir a melhoria das condições de vida e para a promoção da qualidade ambiental.

 

Formato: 28×21 cm, em preto e branco;

Produção: NCEA/Prevfogo/Ibama/MMA (texto de Genebaldo Freire Dias e ilustrações de Ilnar Moreira Gomes).

 


7. Livreto “Queimadas e Incêndios Florestais – cenários e desafios”


É utilizado como recurso didático de apoio ao mini-curso “Mudanças climáticas globais, Queimadas e Incêndios Florestais” oferecido pelo NCEA a professores e à comunidade em geral. Esse livreto reúne um conjunto de informações com o objetivo de oferecer subsídios para a prática de atividades de Educação Ambiental voltadas ao tema.

 

Apresentam-se as causas e as consequências do uso do fogo na vegetação, as alternativas de soluções e um conjunto de sugestões de atividades práticas de Educação Ambiental. Acompanha ainda um resumo da legislação ambiental brasileira referente ao tema.

 

28 páginas.

Formato: 22×15 cm, em cores.

Produção: NCEA/Prevfogo/Ibama/MMA (texto de Genebaldo Freire Dias).

 

 


8. Mini-Curso “Mudanças Climáticas Globais, Queimadas e Incêndios Florestais”


O NCEA identificou uma carência premente e absoluta de informações e formação sobre a temática das queimadas e incêndios florestais na educação formal, no Brasil.

 

A promoção desse Mini-Curso traduz-se como uma contribuição à difusão da temática no meio escolar e comunitário.

 

Com uma carga horária e conteúdos variáveis – a depender do público-alvo e do seu perfil sócio-ambiental – e apoiado pelos recursos formacionais acima descritos (itens 1 a 7), trata das contribuições do uso do fogo na vegetação ao agravamento dos cenários e desafios das mudanças climáticas.

 

O curso é centrado em atividades práticas e busca estimular o exame crítico e auto-crítico da situação polissêmica configurada pela complexidade e multi-conectividades dos desafios das mudanças climáticas para a sociedade.

 


9. Spots para Rádio

O NCEA produziu 15 (quinze) spots para rádio, em parceria com a Universidade Católica de Brasília. Cada spot tem 30 segundos de duração e aborda a temática das queimadas e incêndios florestais em suas múltiplas facetas.

 

Os temas nomeados formam o mosaico das preocupações do Prevfogo: causas e efeitos das queimadas e dos incêndios florestais, contribuições ao aumento da concentração dos gases de efeito-estufa na atmosfera, risco global, mudanças climáticas, segurança climática, hídrica e alimentar, vulnerabilidade social, responsabilidade social, sustentabilidade, conectividades, alternativas de soluções, cooperação, atitudes pessoais, sensibilização e outros.

 

O ecoterrorismo, a imputação da ecoculpa e o ecocatastrofismo, acoplados ao proibitismo enfático e o constante uso do NÃO, foram intensamente praticados nas últimas décadas, nos múltiplos processos de Educação Ambiental. Tais abordagens não produziram os resultados esperados.

 

Por essa razão os textos sugeridos abrigam uma metodologia de sensibilização baseada na reflexão. Assim, optou-se por um processo de sensibilização, de estímulo á dimensão afetiva, não apenas cognitiva. Dessa forma, não há proibições nem tons condenatórios, mas, elementos para reflexões mesclados com informações. Circulam nas vias das emoções, a bordo de informações técnicas (quando se falam das aves e seus ninhos queimados, por exemplo), afastando-se da pieguice e dos chavões.

 

Evitou-se a imposição de ações. Apenas mostram-se os elementos. A decisão de internalização ou não (conscientização) é pessoal.

 

Nos textos, oferece-se uma diversidade de situações de modo a proporcionar @os ouvintes, alternativas de escolhas ajustáveis às suas realidades sociais, econômicas, políticas, ecológicas, culturais e éticas.

 

Tempo: 30 segundos.

Produção: NCEA/Prevfogo/Ibama/MMA (texto de Genebaldo Freire Dias).

Apoio: Centro de Rádio e TV do Departamento de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília.